LG poderá utilizar mecanismo único no seu smartphone dobrável

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Assim como deves saber, com a chegada de 2019, está também muito perto a chegada dos primeiros smartphones dobráveis. Estes serão os dispositivos de grande destaque este ano. A LG poderá estar a preparar uma abordagem bastante única para o seu primeiro smartphone dobrável.

Até agora não foram muitas as informações disponíveis sobre este misterioso equipamento, no entanto sabe-se que poderá ser apresentado já durante a CES 2019. Agora, surgiu uma nova patente que revela um possível mecanismo a ser aplicado neste smartphone.

Vê ainda: LG poderá revolucionar o mercado com o primeiro smartwatch modular

Ao contrário de tudo o que temos visto sobre as restantes fabricantes que estão a desenvolver o seu primeiro smartphone dobrável. O terminal da LG parece apresentar um mecanismo único, que poderá ser um total sucesso, ou uma grande desilusão.

Mas como funcionará este smartphone dobrável?

De acordo com a patente revelada pelo site LetsGoDigital, o smartphone dobrável da LG pode chegar um mecanismo de abertura que apresenta bastantes partes móveis. Como podemos ver na imagem, irá apresentar apenas um ecrã, que se estende desde o seu painel frontal até ao painel traseiro.

No entanto, terá uma pequena porção 'escondida' dentro do seu corpo, que se tornará visível apenas quando o smartphone for aberto. Para abrir este smartphone é preciso puxar o ecrã ligeiramente para fora, de forma a 'libertar' a parte oculta do ecrã.

Uma vez aberto totalmente em 'posição tablet', toda a interface do dispositivo adapta-se de forma automática. De acordo com a representação gráfica da patente, ficará presente no meio do ecrã uma barra de ferramentas/aplicações mais utilizadas. Enquanto a restante área será usada como se tratasse de dois ecrãs distintos.

Quão funcional e viável poderá ser este tipo de design

Atualmente praticamente todas as grandes fabricantes estão a desenvolver o seu primeiro smartphone dobrável. Uma vez que este é um produto que não existe no mercado, estão todas um bocado 'às escuras'. Especialmente quanto ao tipo de abordagem poderá resultar melhor para com os utilizadores.

O simples fato de utilizar um ecrã verdadeiramente flexível num smartphone já é uma tarefa extremamente complexa. Que pode ser impossibilitada por um número incrível de variáveis. Se a este complexo procedimento, juntarmos mecanismos adicionais, diria que as probabilidades de haver problemas são muito maiores.

A menos que a equipa de engenheiros da LG consiga realizar uma proeza de engenharia e desenvolva um mecanismo perfeito. Este não parece ser o caminho certo a seguir. Nesta fase inicial, o mais importante é conseguir lançar um smartphone dobrável inovador que garanta uma experiência de utilização perfeita e com grande longevidade.

Editores 4gnews recomendam:

LG G7 ThinQ receberá o Android Pie da Google no 1º trimestre de 2019

LG G8: Surgem novas informações sobre este topo de gama Android

Xiaomi: Vídeo mostra alegado smartphone dobrável

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.