Assim como deves saber, com a chegada de 2019, está também muito perto a chegada dos primeiros smartphones dobráveis. Estes serão os dispositivos de grande destaque este ano. A LG poderá estar a preparar uma abordagem bastante única para o seu primeiro smartphone dobrável.
Até agora não foram muitas as informações disponíveis sobre este misterioso equipamento, no entanto sabe-se que poderá ser apresentado já durante a CES 2019. Agora, surgiu uma nova patente que revela um possível mecanismo a ser aplicado neste smartphone.
Vê ainda: LG poderá revolucionar o mercado com o primeiro smartwatch modular
Ao contrário de tudo o que temos visto sobre as restantes fabricantes que estão a desenvolver o seu primeiro smartphone dobrável. O terminal da LG parece apresentar um mecanismo único, que poderá ser um total sucesso, ou uma grande desilusão.
Mas como funcionará este smartphone dobrável?
De acordo com a patente revelada pelo site LetsGoDigital, o smartphone dobrável da LG pode chegar um mecanismo de abertura que apresenta bastantes partes móveis. Como podemos ver na imagem, irá apresentar apenas um ecrã, que se estende desde o seu painel frontal até ao painel traseiro.
No entanto, terá uma pequena porção 'escondida' dentro do seu corpo, que se tornará visível apenas quando o smartphone for aberto. Para abrir este smartphone é preciso puxar o ecrã ligeiramente para fora, de forma a 'libertar' a parte oculta do ecrã.
Uma vez aberto totalmente em 'posição tablet', toda a interface do dispositivo adapta-se de forma automática. De acordo com a representação gráfica da patente, ficará presente no meio do ecrã uma barra de ferramentas/aplicações mais utilizadas. Enquanto a restante área será usada como se tratasse de dois ecrãs distintos.
Quão funcional e viável poderá ser este tipo de design
Atualmente praticamente todas as grandes fabricantes estão a desenvolver o seu primeiro smartphone dobrável. Uma vez que este é um produto que não existe no mercado, estão todas um bocado 'às escuras'. Especialmente quanto ao tipo de abordagem poderá resultar melhor para com os utilizadores.
O simples fato de utilizar um ecrã verdadeiramente flexível num smartphone já é uma tarefa extremamente complexa. Que pode ser impossibilitada por um número incrível de variáveis. Se a este complexo procedimento, juntarmos mecanismos adicionais, diria que as probabilidades de haver problemas são muito maiores.
A menos que a equipa de engenheiros da LG consiga realizar uma proeza de engenharia e desenvolva um mecanismo perfeito. Este não parece ser o caminho certo a seguir. Nesta fase inicial, o mais importante é conseguir lançar um smartphone dobrável inovador que garanta uma experiência de utilização perfeita e com grande longevidade.
Editores 4gnews recomendam: