LG também poderá lançar um smartphone dobrável em breve

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

São já várias as empresas que começaram a desenvolver o seu primeiro smartphone dobrável, ou assim acreditamos. Marcas como a Samsung, Huawei ou mesmo a Motorola já revelaram os seus planos nesse sentido, com a LG a juntar-se a este leque.

O smartphone dobrável é algo pelo qual o mercado tecnológico anseia há muitos anos. A Lenovo foi, inclusive, uma das primeiras empresas a mostrar-nos protótipos funcionais desta ideologia, porém, sem nunca disponibilizar um produto final.

Vê ainda: Samsung Galaxy S10 deverá ser apresentado no MWC, Galaxy X em janeiro

Agora, tudo se encaminha para que a Samsung seja a primeira a conseguir mudar este paradigma. Os rumores adiantam que o primeiro dispositivo do género da sul-coreana será desvendado em janeiro do próximo ano.

Para 2019 temos ainda a promessa por parte da chinesa Huawei para manobra semelhante. A segunda maior construtora do mundo Android quer também abrilhantar o próximo ano com um equipamento tão irreverente quanto o mercado deseja.

LG patenteia a sua filosofia para um smartphone dobrável

Mas a LG não quer ficar muito para trás nesta corrida. Temos agora conhecimento de uma patente que nos mostra a ideologia da empresa sul-coreana face ao que deve ser um smartphone dobrável.

A patente em causa mostra-nos um smartphone com ideologia semelhante à da Samsung. Ou seja, um equipamento cujo ecrã dobrará a meio. Para tal, a LG adotará um mecanismo de dobradiça que lhe permitirá dobrar o ecrã em determinados pontos.

Mais ainda, serão incluídos dois imãs, no topo e na parte inferior do smartphone, por forma a evitar que o equipamento se desdobre involuntariamente. Todo este conjunto foi pensado para proporcionar a maior durabilidade possível ao ecrã do smartphone.

Quanto ao funcionamento do equipamento os detalhes são escassos e o que conhecemos faz lembrar os telemóveis concha. Isto porque o ecrã do smartphone irá ligar-se automaticamente quando desdobrado, e desligar-se-á automaticamente quando dobrado.

A mesma patente revela ainda a intenção da LG em acomodar duas antenas, dois altifalantes e dois microfones neste smartphone. Não devemos esquecer ainda a intenção de acomodar a câmara frontal do equipamento debaixo do seu ecrã, tudo para nos dar um ecrã sem margens.

A submissão de uma patente não significa obrigatoriamente o lançamento de um equipamento do género. Este regra aplica-se também a este caso, pelo que ainda não é garantido que a LG venha a lançar um smartphone tal qual idealizado nesta patente.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy Note 9: Benchmarks do terminal tem tudo menos lógica

Xiaomi Mi MIX 3 e a cruzada para a localização ideal da câmara frontal

Android. Meizu 16 será o próximo a trazer sensor biométrico no ecrã

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.