LG quer colocar uma televisão OLED invisível em cada quarto

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A LG revelou há já algum tempo estar a trabalhar em painéis OLED transparentes, mas parece que o seu objetivo atual é tornar esta tecnologia mais acessível aos consumidores.

A marca sul coreana revelou recentemente uma possível aplicação dos displays transparentes através de um conceito de cama inteligente que usa um ecrã translúcido de 55 polegadas como televisão.

Este fica invisível sempre que não está a ser utilizado alojando-se nos pés dessa cama inteligente, mas a marca garante que pode ser usado em qualquer divisão com a possibilidade de se incorporar noutros móveis.

Televisão invisível da LG pode ter várias aplicações

Para ativar o ecrã basta pressionar um botão e este subiria a partir da sua base, permitindo sessões de entretenimento sem interrupções. Outro fator a contribuir para este cenário é a inclusão da tecnologia Cinematic Sound para emitir áudio sem a necessidade de colunas externas.

A LG falou também acerca do potencial destes ecrãs OLED para outras aplicações usando os restaurantes como exemplo, onde os clientes teriam a possibilidade de ver os cozinheiros a prepararem as suas refeições.

As estações de metro podem usar a tecnologia para exibir informações como mapas de rotas e localização em tempo real, ao mesmo tempo que permitem perceber o que se passa no exterior das carruagens.

Para a LG, o futuro é agora

Segundo a marca, este painel OLED de 55 polegadas oferece um grau de transparência de 40%, valor bastante elevado comparado com os 10% permitido pelos ecrãs LCD.

Com isto seria possível usá-los no lugar das janelas das casas inteligentes do futuro ou até em veículos inteligentes que podiam receber nova forma de integrar os seus sistemas de informação e entretenimento.

Não foi revelado quando é que esta tecnologia pode começar a chegar ao mercado de consumidores, mas a procura crescente por parte de várias indústrias pode acelerar o processo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Televisões Samsung QLED vão ficar ainda melhores como novo padrão HDR
  • Xiaomi Mi QLED TV 4K 55 é oficial: Android TV e preço convidativo
  • IPTV e KODI: o binómio favorito dos canais de TV pirata na Europa
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.