LG poderá criar novamente processadores para smartphones Android

Rui Bacelar
LG processadores Android Smartphones
crédito da imagem: andro4all

A LG poderá estar a desenvolver dois novos processadores (SoC's) para equipar smartphones Android. Segundo avança o andro4all, com base no relatório da TMDN, estes SoC's chamar-se-ão KROMAX e EPIK tendo a gigante sul-coreana patenteado os seus nomes na Europa, tal como também poderão verificar na European Union Intellectual Property Office (EUIPO).

Vê ainda: Google Play Store recebe nova versão 8.3 – Download AQUI

O processador “LG EPIK Processor” e o “LG KROMAX Processor” são descritos pela gigante tecnológica como sendo termos referentes a chips com múltiplos núcleos e, apesar de os registos desta empresa não revelarem qualquer outro detalhes sobre o mesmo, a sua simples existência foi agora revelada. Um ano após a Intel ter confirmado que iria auxiliar a LG a construir os seus próprios "motores" ARM durante o ano de 2017.

Estará a LG de novo a produzir processadores para smartphones Android?

Mesmo se a LG estiver a desenvolver um novo processador ou mesmo vários processadores isto não significa de forma alguma que esta gigante vá imitar a Samsung, criando também uma série de equipamentos que empreguem os seus próprios "motores" da mesma forma que a Samsung emprega os seus "motores" Exynos.

Em vez disso, o KROMAX e o EPIK podem ser simplesmente "motores" cuja aplicação se centrará em dispositivos inteligentes como altifalantes bluetooth, eletrodomésticos e imensos outros equipamentos já pertencentes ao mundo IOT (internet of things).

De qualquer forma, caso o KROMAX e o EPIK sejam efetivamente processadores ARM para dispositivos móveis como smartphones Android então deverão ser construídos em parceria, ou mesmo exclusivamente pela Intel, utilizando aqui o seu novo processo de litografia a 10nm, a tecnologia de ponta até à data.

Seja como for, caso a LG acabe por comercializar qualquer um destes processadores para smartphones seria, muito provavelmente, para uso próprio nos seus dispositivos Android.

Tal como a Samsung, também a LG poderia a médio-longo prazo poupar na aquisição de processadores uma vez que seria a própria a desenvolver os seus "motores". Mais ainda, tais processadores só seriam utilizados em smartphones topo de gama daqui a vários anos, após terem provado o seu mérito junto do público.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Neste momento tens algum smartphone Android fabricado por esta marca? Se sim, qual?

Outros assuntos relevantes:

Google Play Store – 5 Jogos agora gratuitos para o teu Android

Apple iPhone 7 e iOS 11 – Do pesadelo ao regresso a casa!

Google Play Store com 25 Apps temporariamente gratuitas para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.