A LG acabou de anunciar o seu novo painel OLED que, até ao momento, é o mais brilhante que alguma vez vimos por parte da marca. No máximo, este pode chegar a um brilho de 4000 nits, o que é um crescimento de 33% face à geração anterior.
Não deixa de ser curioso o timing de anúncio da LG. Isto porque, na verdade, estes paineis já se encontram disponíveis em algumas televisões muito esperadas em 2025. Entre elas, como refere o The Verge, a LG G5 ou a Z95B da Panasonic, por exemplo.
O anúncio inicial foi feito pela Panasonic
Segundo explica a mesma fonte de informação, o anúncio inicial foi feito pela Panasonic. Afinal de contas, foi a marca em questão que revelou, em primeiro lugar, alguns detalhes sobre este novo painel OLED da LG Display.
De qualquer forma, a LG já se pronunciou sobre o produto e afirma que este se encontra “otimizado” para uma era de televisão, onde a Inteligência Artificial (IA) assume um papel bastante importante.
O comunicado oficial da marca foi feito nas últimas horas pela LG. Entrando em detalhes mais técnicos, a marca explica que “a inovação do novo painel se concentra numa estrutura Primary RGB Tandem, que é uma tecnologia que usa pilhas independentes de elementos RGB para produzir luz”.
A LG explica que, numa fase anterior, era usada “uma fonte de luz de três pilhas, com duas camadas de elementos azuis emitindo comprimentos de onda de energia relativamente curtos junto com elementos vermelhos, verdes e amarelos em uma única camada”.
O brilho dos painéis da LG em termos comparativos
De forma a comprovar esta evolução nos painéis da LG, a marca publicou um gráfico, onde a sua análise permite concluir que tem sido registada uma melhoria. Como é possível ver em baixo, a 1ª geração de todas oferecia um brilho máximo de 500 nits.
Esta foi lançada em 2013, sendo que, 12 anos depois, a LG já oferece um painel 8 vezes mais brilhante, ou seja: um grande salto qualitativo de imagem. Pelo caminho, foi ainda lançada a 2ª geração (máximo de 1300 nits) e a 3ª geração (máximo de 3000 nits).
Foto de Capa (via LG)