LG G7 Apple iPhone X Android iOS
Certos traços unem ambos os dispositivos móveis destas empresas. Android e iOS.

No decurso das próximas linhas daremos a conhecer alguns dos pontos que unem o novo LG G7 ThinQ ao iPhone X da Apple. No decurso desta exposição evitaremos contrapor aspectos únicos do sistema operativo Android e do sistema operativo iOS.

A comparação em si conta com um dispositivo que já foi lançado no mercado há cerca de 6 meses e que continua a inspirar novas gerações de dispositivos. Do outro lado temos o novo LG G7 ThinQ apresentado no dia 2 de maio de 2018.

Vê ainda: 5 alternativas na Play Store ao Google Now Launcher

Ambos os dispositivos possuem vários pontos de contacto, podendo esta comparação ajudar quem estiver indeciso entre um equipamento Android ou iOS. Caso gostem sobretudo do seu look, temos aqui duas alternativas viáveis.

Representando a Apple temos aqui o iPhone X ao passo que a “esfera” Android é agora representada pelo supra-citado LG G7 ThinQ. Equipamentos de topo com linhas muito similares e aspectos perfeitamente comparáveis. Podem ver aqui todas as novidades do novo topo de gama da fabricante sul-coreana. Alternativamente poderás encontrar aqui o Top 3 das suas funcionalidades.

LG G7 ThinQ vs iPhone X da Apple – o que os une?

Verdade seja dita, o primeiro ponto de contacto é desde logo o seu look, o seu aspecto ou design. Aqui, tanto o novo topo de gama Android como o dispositivo iOs partilham uma construção em vidro e metal. Ambos os terminais possuem cantos arredondados e com um formato relativamente compacto. Aliás, tanto o iPhone X da Apple como o novo LG G7 ThinQ poderão ser utilizados com uma só mão.

Apple iPhone X Android iOS LG G7 ThinQ Android Oreo Google
Este é o aspecto do novo topo de gama da fabricante sul-coreana.

Topos de gama Android e iOS – duas apostas Premium

Já por outro lado, apesar do aprimorar dos traços do LG G7 ThinQ, temos fortes semelhanças com o iPhone X da Apple, para o melhor ou para o pior. Todos os pormenores da construção de ambos os terminais são cuidados e nada foi deixado ao acaso.

Podemos frisar que o iPhone X da Apple conta com certificação IP67 ao passo que o LG G7 ThinQ apresenta certificação IP68. Neste ponto o novo smartphone Android da fabricante sul-coreana apresenta uma durabilidade reforçada. A seu favor temos também o Gorilla Glass 5 da Corning e a presença da porta áudio (P2), o jack de 3.5mm.

A nível de dimensões físicas temos 143.6 x 70.9 x 7.7mm (altura x largura x espessura) no iPhone X da Apple. Já o seu rival apresenta 153.2 x 71.9 x 7.9mm, sendo portanto ligeiramente maior do que o dispositivo móvel com iOS.

Já a nível de pesos temos 162 gramas vs 174 gramas, sendo aqui o dispositivo Android notoriamente mais leve do que o seu rival com iOS. Ambos utilizam uma estrutura metálica, em aço no iPhone e em alumínio no LG.

LG G7 ThinQ vs iPhone X da Apple – o ecrã

O ecrã é sempre um dos quesitos mais importantes em toda e qualquer comparação, sendo um aspecto crucial para a nossa utilização diária. Aqui, ambos os terminais Android e iOS estão muito bem equipados mas existem diferenças…

No LG G7 ThinQ temos um ecrã de 6.1 polegadas de diagonal com resolução Quad-HD+, portanto 1440 x 2880 pixéis. A LG apelida-o de ecrã FullVision. Apresenta um formato 19.5:9 e uma densidade de 564 pixéis por polegada. Utiliza uma tecnologia IPS LCD.

Apple iPhone X iOS LG G7 ThinQ Android Oreo Google
Ambos os terminais possuem o entalhe ou monocelha na sua parte superior.

Já no terminal iOS, o iPhone X, temos aqui um ecrã de 5.8 polegadas de diagonal com resolução Super Retina, portanto 1125 x 2436 pixéis. Temos aqui um display com tecnologia Super AMOLED. Apresenta uma densidade de 458 pixéis por polegada.

Android e iOS – unidos pela “notch”

Indo ao encontro das atuais tendências de mercado, também o LG G7 ThinQ possui a notch, recorte, entalhe ou monocelha no topo do seu display. Algo que permite um grande aproveitamento de topo o painel frontal.

Ambos os terminais possuem molduras muito reduzidas mas aqui o iPhone X da Apple acaba por ser o mais elegante. Isto porque a sua moldura ou margem inferior é praticamente inexistente ao passo que no dispositivo Android ainda é visível.

O novo topo de gama da fabricante sul-coreana permite ainda que o utilizador desligue a porção superior do ecrã. Isto para que não seja apresentado o entalhe no topo da sua tela. Alternativamente podes usar esta porção superior para ter os ícones da barra de estado.

Sistema operativo – Android ou iOS

Quesito que dispensa grandes comparações e que servirá ambos os propósitos. Aqui, cada sistema operativo tem as suas desvantagens e desvantagens, sendo já um tema amplamente debatido.

Seja a simplicidade e a fiabilidade (e previsibilidade) do iOS ou a abertura e possibilidade de personalização do sistema Android. Aqui é uma questão puramente subjectiva devendo o utilizador reflectir sobre qual o sistema operativo que melhor reflecte os seus gostos.

iOS Android LG G7 ThinQ Samsung Apple iPhone X OnePlus 5T
O Apple iPhone X não passa despercebido e apresenta um “queixo” muito reduzido.

Podemos apenas frisar que o novo LG G7 ThinQ utiliza o sistema operativo Android Oreo da Google. Conta também com a interface própria da marca, a LG UX. Já do lado da Apple, no Phone X temos o iOS 11.

Fotografia e vídeo nos LG G7 ThinQ e iPhone X da Apple

Aqui temos sentido as maiores inovações ao longo dos últimos anos com cada marca a especializar-se numa abordagem característica à fotografia. No caso da LG é a implementação da lente grande angular nas suas câmaras fotográficas.

Com efeito, temos aqui uma câmara dupla de 16MP com abertura focal de f/1.6. Isto para além de estabilização ótica da imagem OIS no sensor primário. Já no sensor secundário, também de 16MP temos uma abertura focal de f/1.9 e a lente grande angular. Isto no dispositivo Android.

Android iOS Apple iPhone X LG G7 ThinQ Android Oreo Google
A câmara fotográfica do novo smartphone Android é imbuída de inteligência artificial

Já na sua parte frontal temos uma câmara de 8MP com abertura focal de f/1.9 para as tuas selfies. Aqui o dispositivo iOS apresenta uma câmara de 7MP com abertura focal de f/2.2 e um Modo Retrato que dispensa apresentações.

Câmara com lente grande angular e IA no LG G7 ThinQ

Na traseira do iPhone X da Apple temos duas câmaras com 12MP de resolução. Conta também com estabilização ótica da imagem (OIS). O sensor primário tem uma abertura focal de f/1.8 ao passo que o sensor secundário tem uma abertura focal de f/2.4.

Tanto o terminal Android como o terminal iOS podem fazer a fotografia com o fundo desfocado. Isto é, utilizar o modo “bokeh” com o efeito artístico do desfoque de fundo. Para além disso ambos primam pelos vários modos e personalizações manuais.

Apple iPhone X Android iOS LG G7 ThinQ
O modo retrato do topo de gama iOS fala por si.

Já a nível de vídeo o dispositivo Android apresenta vários modos e ajustes para a captura de um trecho bastante personalizado. Conta também com a integração da Inteligência Artificial (IA) para tirar o máximo proveito da câmara. Esta é capaz de reconhecer um total de 18 cenários distintos e adaptar-se para tirar a melhor foto possível.

A nível de formatos de gravação o LG pode gravar a 2160p@30fps (4K), 1080p@30/60fps (Full-HD), gravando também em HDR. Já por outro lado o iPhone pode gravar a 2160p@24/30/60fps (4K), 1080p@30/60/120/240fps (Full-HD). Ambos podem graver em câmara lenta.

Autonomia e Bateria

Relativamente à autonomia de bateria de cada um destes terminais, cada sistema operativo operará uma gestão distinta da mesma. Com efeito, aqui é difícil apontar possíveis vantagens de um sobre o outro.

Todavia podemos sim apontar a capacidade da bateria do LG G7 ThinQ, com um total de 3000mAh. Aqui com tecnologia de carregamento rápido e carregamento sem-fios (padrão Qi). Já por outro lado no iPhone X da Apple temos um total de 2716mAh de capacidade. Aqui também ele com carregamento rápido e carregamento sem-fios (padrão Qi).

Android iOS LG G7 ThinQ Apple iPhone X iFixit abrandamento intencional oficial bateria
O topo de gama da Apple possui uma bateria em formato de “L” ©iFixit

Poderão ver os resultados da bateria e autonomia do iPhone X, aqui na nossa análise completa e isenta ao topo de gama da Apple. Aguardamos agora por uma unidade de teste para podermos aferir o potencial do novo LG G7 ThinQ.

Que conclusões podemos tirar?

Por último, sentimos que este novo smartphone Android tem tudo para ser bem sucedido. Até mesmo o processador Snapdragon 845 da Qualcomm. Todavia, tem que chegar rapidamente (no espaço de um mês) às lojas, caso contrário perde-se o factor “novidade”.

já por outro lado, o seu preço de venda ao público, apesar de ainda não ter sido confirmado oficialmente, já foi sugerido como rondando os 849,99€. Por esse valor a sua competitividade é muito reduzida.

Nesse caso, sobretudo pela aposta na câmara fotográfica e por mais 50€ temos o Huawei P20 Pro, neste momento um dos best-sellers do mercado. Já por outro lado, se o sistema operativo iOS for mais apelativo para o teu tipo de utilização. Tens aqui várias opções além do iPhone X.

Não há vencedor nem derrotado. Apenas dois belíssimos dispositivos móveis, representando o que de melhor cada uma destas marcas é capaz de fazer.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android P: Já podes ter o teu smartphone idêntico à próxima versão do SO

Android. HTC U12+ já tem data de apresentação oficial

LG G7 ThinQ – Top 3 das melhores funcionalidades do smartphone

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).