LG G6 - Resultados oficiais mostram o verdadeiro impacto deste Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O LG G6 é um smartphone topo de gama e foi apresentado no início do ano durante o congresso Samsung Galaxy S8. Quando finalmente chegou às lojas já veio tarde. Os resultados estão à vista.

LG registou lucros, não graças ao LG G6

A LG publicou recentemente o seu relatório fiscal relativo aos últimos três meses. O período que terminou no final de junho de 2017, tendo começado em abril deste ano. Os números não mentem e, de acordo com a própria marca e segundo avança também a agência reuters no geral temos boas notícias.

A gigante sul-coreana apresentou lucros nestes últimos três meses. A receita cresceu 4% face ao mesmo período de 2016, totalizando os $12.89 mil milhões de dólares graças às vendas de todo o grupo LG.

Aqui importa atentar na principal fonte de receita que, neste caso, foram os eletrodomésticos e sistemas de ar condicionado. Por outro lado, o departamento móvel (responsável pela venda de smartphones) teve um trimestre fiscal muito atribulado.

LG G6 não vendeu conforme as previsões da LG

Usando as palavras da própria LG, "os últimos três meses foram desafiantes". O departamento móvel da LG registou prejuízos na ordem dos $117.27 milhões de dólares. A causa? As vendas dos dispositivos premium não atingiram as quotas esperadas.

Sendo o LG G6 o smartphone "mais premium que a gigante sul-coreana tem para oferecer é fácil encontrar o principal foco de culpa. Chegou ao mercado em abril e, para além do atraso, o tépido marketing e publicidade fizeram com que ele repousasse tranquilamente nas prateleiras.

Mais ainda, segundo a própria marca os resultados deste trimestre fiscal são praticamente idênticos aos registados no mesmo trimestre de 2016. Mesmo assim é uma queda abrupta face ao relativamente bom primeiro trimestre fiscal que a LG registou em 2017.

Então, o que é que aconteceu com o smartphone?

Em primeiro lugar, a marca livrou-se da ideologia modular "LG&Friends", o lamentável fiasco do Samsung Galaxy S8. Agora, até o preço do G6 já se encontra perto dos equipamentos de gama média. Desvalorizou imenso e de uma forma abrupta.

A grande rival Samsung foi uma das principais causas do desinteresse geral pelo smartphone G6. Os novos Galaxy usufruíram de uma intensa campanha de marketing e os resultados são bem visíveis. Segundo os dados da própria marca neste últimos três meses a Samsung registou 3.7 mil milhões de dólares em receitas. Segundo a marca estes números devem-se às "fortes vendas do smartphone Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus".

Agora o duelo será entre o LG V30 e o Galaxy Note 8

A seu favor, o Samsung Galaxy S8 apresenta uma relação entre tamanho e ecrã ainda melhor do que o G6. Traz um processador mais potente e usufruiu da gigante máquina de marketing da Samsung. Além disso, chegou às lojas bem antes do G6 e isso ditou o sucesso de um, e o fracasso do outro.

Em suma, o G6 é um excelente smartphone que ficou na sombra de outro smartphone ainda melhor. Agora, olhando para o futuro, a LG revelará ao mundo o seu V30 no próximo dia 31 de agosto, logo após a apresentação do Galaxy Note 8 no dia 23 de agosto. Qual destes titãs triunfará no mercado?

Para mais informações sobre esta marca e tudo sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Outros assuntos relevantes:

Facebook, WhatsApp e Messenger dominam panorama de redes sociais

The Elder Scrolls: Legends está agora disponível para smartphones

Patente da Apple promete óculos de Realidade Aumentada

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.