LG C8 OLED TV 4K - A melhor televisão inteligente e investimento para 2018

Rui Bacelar
LG C8 4K OLED TV
A elegância reflecte-se nos pequenos pormenores e detalhes como a base (pé) da televisão.

Estás à procura de uma nova televisão? Encontrar o modelo perfeito é uma tarefa por vezes árdua, sobretudo com o aspecto tão similar dos equipamentos atuais. Só com um olhar atento e utilização diária é que ficamos a conhecer a fundo esta LG C8 OLED TV 4K.

Se à primeira vista todas as televisões parecem iguais, poderás repousar o teu olhar num ecrã um pouco mais cativante. Com pretos perfeitos e um contraste inigualável, os ecrãs OLED conseguem prender a nossa atenção. Então quando apresentam conteúdos em 4K (Ultra-HD), aí sim, ficamos cativos da sua qualidade.

Vê ainda:LG G7 ThinQ - Todas as novidades do smartphone topo de gama

A LG C8 OLED TV 4K proporciona exatamente isso. Algo que te prende o olhar e algo a que compararás todas as outras TV's só para eventualmente voltares a olhar para um ecrã OLED. São simplesmente mais vibrantes, com cores mais apelativas e um resultado final extremamente aprazível.e

Ainda que ao lado da LG C8 OLED TV 4K esteja a melhor televisão LCD do mercado acabarás por olhar para o ecrã OLED. São algo hipnotizantes com as suas cores vívidas e pretos perfeitamente...pretos. Como é que isto é possível?

Esta é a nova LG C8 4K OLED TV

É simples, os ecrãs OLED não carecem de retro-iluminação. Ao passo que todos os demais ecrãs possuem algum tipo de iluminação - seja uma tira de LED's nas laterais - ou um painel de iluminação. Ora, apesar de as fabricantes já terem aperfeiçoado imenso estes ecrãs, verdade seja dita, não se podem comparar aos ecrãs OLED. Conseguem ser superiores aos painéis LCD em praticamente todos os aspectos e variáveis.

LG C8 4K OLED TV
As imagens não conseguem fazer justiça ao impacto visual desta TV.

Esta LG C8 OLED TV 4K é composta por um total de 3,840 x 2,160 pixéis. Ora, cada um deles tem iluminação própria. Isto permite que os pixéis sejam desligados para reproduzir os tons escuros (preto). O resultado? Pretos perfeitos, sem que qualquer luz seja emitida.

Aposta de sucesso para 2018

A magia não se fica por aqui e estas cores super vívidas são conseguidas pelos sub-pixéis RGB. Aqui, o vermelho é apenas vermelho. O azul é apenas azul. O verde é apenas azul. O resultado é um contraste fantástico, arestas definidas e uma experiência de visualização incrível.

A tecnológica sul-coreana é uma das maiores produtoras de ecrãs OLED e os anos de experiência neste mercado fazem-se notar. Não só abastece e produz ecrãs para a Panasonic e Sony como guardar os melhores trunfos para as suas próprias TV.

Gama de produtos LG C8 apresenta uma ótima relação custo-benefício

Afirmando-se como fabricante líder desde 2013 na produção de ecrãs OLED, a sua dominância faz-se sentir. Este ano temos várias gamas como a C8, E8 ou G8, sendo a primeira uma das mais apetecíveis.

LG OLED 4K TV
Os ângulos de visão são perfeitos. O contraste é infinito.

É esta gama, a C8, que reúne uma relação preço-qualidade ou custo-benefício mais equilibrados. Agora, depois de várias semanas a usufruir da LG C8 OLED TV 4K de 65 polegadas (65C8PLA) não quero voltar a trás.

A LG C8 OLED TV 4K é uma boa solução, também para Gaming

Experimenta um filme (em 4K de preferência) como o Interstellar para te deslumbrares com o contraste. Com os pretos e com as cores vibrantes. Aqui em boa verdade o maior desafio foi encontrar conteúdos em resolução Ultra-HD para tirar todo o proveito desta belíssima televisão.

Se fores um jogador ávido e quiseres tirar todo o proveito da tua mais recente consola então esta televisão também é uma boa aposta. Basta selecionar o "Modo Jogo" para que o lag seja reduzido para apenas 21ms (tempo de latência).

LG C8 OLED TV 4K
Este ano temos um novo processador para a gama C8, o Alpha 9

A qualidade de imagem é simplesmente soberba, mostrando aqui a superioridade da LG face às suas rivais. Algo que é auxiliado pela constante inovação e pela inclusão de novos componentes como o processador inteligente, o seu novo Alpha 9.

Dentro das definições - acessíveis com o premir de um botão - terás vários modos e ajustes de imagem. Por norma utilizei o "Modo Padrão" para o dia-a-dia. O "Modo HDR" para um efeito ainda mais dramático. Terás também vários outros ao teu dispor.

Som - uma experiência surpreendente

Apesar de ser incrivelmente fina numa boa parte da sua estrutura, a LG C8 OLED TV 4K tem uma parte inferior com algum...corpo! Corpo este que além de alojar as suas portas (ver abaixo), alberga também os seus altifalantes.

Verdade seja dita, na me preparava para um palco sonoro tão equilibrado e impressionante para uma televisão tão fina. Aqui, caso utilizes o seu pé ou base metálica incluída, esta irá encaminhar as ondas sonoras para a frente do televisor, onde normalmente está o espectador.

Volume, definição e várias opções e modos de som ao dispor do utilizador. Se não quiseres apostar também numa soundbar ou num sistema de som anexo ficarás muito bem servido ainda assim.

A nível técnico temos dois altifalantes de 20W (20x2 - 2.2) e um subwoofer. Temos também a tecnologia DOLBY ATMOS, bem como a DTS e o Dolby / Ultra Surround.

Portas e conectividades

A LG C8 OLED TV 4K conta com 4 portas HDMI. Com 3 portas USB. Com 2 portas RF. Porta analógica. Porta / saída para auscultadores. Temos também entrada para cabo de Rede (Lan) e claro, conectividade Wireless. Em suma, todas as conectividades que precisarás.

LG OLED 4K TV
As entradas estão localizadas na traseira da televisão.

WebOS e o Magic Remote

Esta LG C8 OLED TV 4K vem acompanhada pelo seu próprio comando. Com um aspecto simples, este acaba por ser um componente essencial para a verdadeira fruição desta televisão.

Conta com um acelerómetro e um giroscópio. Apresenta ainda um microfone na parte superior que pode ser utilizado para fazer Pesquisas por Voz. É também utilizado para configurar os altifalantes da televisão.

LG C8 4K OLED TV
O comando é crucial para tirar proveito do software WebOS

Na prática utilizarás este comando como um apontador laser. Algo que te permite navegar por todos os menus e até mesmo escrever com simplicidade. É aqui que vemos o estado maduro, útil e funcional do WebOS, o sistema operativo da LG desenvolvido para as televisões inteligentes.

Apresentando-nos vários "Cartões" ordenáveis pelo utilizador, a interface é muito simples, apresentado cores sólidas. Mais ainda, temos uma fluidez perfeita, um arranque rápido e uma experiência rápida. Sempre rápida. Isenta de frustrações e isto deve-se também ao novo processador Alpha 9.

WebOS é o sistema operativo da LG C8 OLED TV 4K

Este, para além de lidar com o contraste, com a definição e redução de ruído garante também que toda a televisão é (mais uma vez) muito rápida. Mais ainda, algo que gostei bastante foi o "Scroll" no botão central do comando.

LG C8 4K OLED TV
O scroll no centro do comando é extremamente útil

Algo que ainda carece de mais aperfeiçoamento é a pesquisa por voz. Esta utiliza a Google Assistant, bastando clicar no botão sinalizado com um microfone para a ativar. Sendo um método alternativo de navegação entre canais e fontes de conteúdo. Esperemos que a Google melhor eventualmente o serviço apesar de ser utilizável (com alguma tentativa / erro).

Já numa última nota, aconselho-te a ter cuidado ao tirar a televisão da caixa. Ela é extremamente fina na sua parte superior e deves seguir as instruções apresentadas na sua embalagem. Ainda assim, é uma televisão de design contemporâneo e perfeitamente elegante.

A 4gnews agradece à LG Portugal a cedência do equipamento para teste / análise. Poderás encontrar aqui a sua ficha técnica detalhada.

Assuntos relevantes na 4gnews:

LG G7 ThinQ. Todo de gama Android chega a Portugal por 849€

LG G5: Review / Análise em Português

LG V10: Review / Análise em Português

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.