
A poucas semanas do arranque da CES 2026, a LG revelou um dos produtos que certamente irá levar para o certame norte-americano. Em causa, o seu mais recente monitor 4K OLED de 27 polegadas.
Mas afinal o que tem de especial este monitor? A sua grande vantagem é que ele usa uma estrutura de listras RGB que promete melhorar significativamente a legibilidade de texto em monitores com ecrã OLED.
Novo monitor da LG traz um novo alinhamento de pixels em ecrãs OLED
Se já tiveste contato com algum painel OLED é provável que saibas que uma das suas desvantagens é o equivalente à aberração cromática em redor de texto em páginas web, algo mais comum em ecrãs 1440p ou com baixa densidade de pixels. Por outras palavras, trata-se de uma distorção visual nas áreas em que é apresentado texto.
Isto acontece devido à forma como os subpixels (vermelho, verde e azul) estão alinhados em ecrãs OLED. Nestes painéis eles são alinhados num padrão triangular, o que nem sempre se alinha perfeitamente com o texto apresentado.
A LG Display contornou este inconveniente usando um alinhamento vertical para esses subpixels. Segundo a empresa sul-coreana, esta tecnologia “…reduz significativamente as distorções visuais, como sangramento de cores e franjas, mesmo a uma curta distância de visualização.”
O método de listras RGB não é totalmente novo no mercado, porém, tem sido utilizado sobretudo em monitores com taxas de atualização de 60 Hz. A LG eleva essa fasquia para um novo patamar ao combinar este alinhamento de pixels com uma elevada taxa de atualização.
Novo monitor da LG pode chegar aos 480 Hz de taxa de atualização
Outro destaque do novo monitor da LG é a sua elevada taxa de atualização. Este modelo chega com dois modos alternáveis, com um deles a combinar uma resolução 4K com taxa de atualização de 240 Hz e outro combina a resolução Full-HD com uma taxa de atualização de 480 Hz.
Assim sendo, este novo monitor da LG oferece o melhor de dois mundos aos seus utilizadores. Seja para aqueles que priorizam a melhor resolução possível ou para aqueles que querem a resposta mais rápida possível, ideal para esports.
Por enquanto não se conhecem pormenores sobre a disponibilidade e preço deste monitor. Teremos de aguardar pela CES 2026, que decorre entre os dias 6 e 9 de janeiro, para uma possível divulgação desses pormenores.
