Lenovo - ZUK Z3 Max é uma realidade? O que esperar da ZUK?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Fundada em 28 de maio de 2015 a ZUK é uma sub-marca da gigante Lenovo. Na sua carteira de produtos temos alguns bons smartphones de baixo custo e ótimas características. Por momentos tememos que a marca do "Zukão" fechasse portas de vez. Felizmente foram só rumores. Contudo, hoje vemos um suposto Lenovo ZUK Z3 Max que também poderá não passar disso, rumores. Em seguida perceberás os quês e os porquês.

Vê ainda: Mulheres na tecnologia – porque é que não somos mais neste mundo?

Deixa-me fazer-te uma pergunta. O que é que as lojas querem ao fim do mês? Da mesma forma, qual é a missão / objectivo de uma marca ou construtora? Lucro, venda, números, exposição, divulgação, publicidade, fama, etc. Acredita, a benevolência e beneficência raramente é uma das prioridade de qualquer entidade dedicada ao comércio. Entenda-se, não é uma crítica (todos queremos o nosso ao fim do mês - isto não é um paraíso socialista), é uma mera constatação de facto.

Teremos ou não um Lenovo ZUK Z3 Max?

Talvez sim, talvez não. Depois de uma simples pesquisa Google encontrei algo curioso. Passo a explicar e espero que tenhas paciência para ler.

Depois das alegações claramente precipitadas de que a Lenovo encerraria de vez a sua sub-marca ZUK para se dedicar única e exclusivamente à mítica GearBest (fonte), o ZUK Z3 Max chegaria equipado com bezels ou margens mínimas, o próximo processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 836 que ainda nem sequer foi apresentado e uns impressionantes 8GB de memória RAM. Bom de mais para ser verdade? Então é porque provavelmente é.

Se seguirem o link da fonte encontrarão este Lenovo Zuk Z3 Max com 256GB de armazenamento interno, bateria com capacidade de 4000mAh, porta USB do Tipo C e até uma câmara dual na sua traseira, com 20 e 16MP. Impressionante, sim...provável...talvez. Ah, temos até esta imagem que supostamente retrata o próximo smartphone. Note-se ainda o botão central Home com sensor biométrico ou leitor de impressões digitais.

O Lenovo Zuk Z3 Max seria impressionante mas pode nem existir

Se ele chegar efetivamente ao mercado com estas características será um ótimo rival para o Galaxy Note 8 e deverá custar uma fração do preço deste. Contudo, se for efetivamente apresentado o próximo ZUK Z3 só deverá chegar aos mercados no final do Verão. Estará ainda equipado com uma tela de 5.2 polegadas, tecnologia Super AMOLED e resolução Full-HD 1080p. Teria ainda Quick Charge 4.0 (carregamento rápido) e as dimensões de: 139,1 x 71,9 x 8,4 mm.

Porque é que já ouvimos falar do Lenovo Zuk Z3 Max?

Muito sucintamente, por razões estratégicas. Atualmente um produto vende em parte pelo seu valor (monetário e pelo seu mérito) mas, em grande parte, pelo marketing e publicidade. Pensemos numa balança e num smartphone ou qualquer outro produto. De um lado temos o valor do produto, do outro temos o marketing. A relação entre estas duas variáveis tem um impacto direto e palpável no sucesso do equipamento.

Promoções relâmpago que nos fazem acreditar em oportunidades imperdíveis, leaks ou fugas de informação e vazamentos que mais não são do que uma pré-campanha de marketing para aumentar a expectativa (hype) em torno de um produto. Vemos isto a acontecer neste momento no Brasil com o gsmarena que faz exatamente a mesma coisa o "listar" vários smartphones e produtos com as suas prováveis especificações técnicas.

A melhor "publicidade" é aquela que não se assemelha a tal

Nada de ilícito ou reprovável existe em tal prática. Aliás, também o fazemos ao relatar os leaks e fugas de informação. A pouco e pouco, artigo a artigo, construímos uma database, uma central de informações relacionadas com certa temática. É um admirável mundo novo do qual fazemos parte e à medida que o nosso público aumenta, também a responsabilidade pesa cada vez mais - e ainda bem que assim é.

Valorizamos o rigor, transparência e apesar de pessoalmente querer ver um destes Lenovo Zuk Z3 Max a ser apresentado, neste momento ainda será precoce dizer que efectivamente ele chegará. Esperemos para ver e acima de tudo, questiona o que vês, lês ou ouves.

Outros assuntos relevantes:

Este poderá ser o aspeto final do novo Google Pixel XL 2

O LG Q6 é o perfeito exemplo de como a LG está perdida!

Death Note: valeu e valerá sempre a pena assistir este fantástico Anime

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.