Lenovo Z5 ZUK Z5 Android Oreo Google capa
Chegou o tão esperado smartphone Android da fabricante chinesa.

A fabricante chinesa, Lenovo, não tem atravessado uma fase fácil nos últimos meses. Com as suas quotas de mercado a diminuirem, tanto no setor dos smartphones como no dos computadores, a tecnológica precisa de inverter esta tendência. Para tal, apresenta agora o Lenovo Z5 (antigo ZUK Z5) com o sistema operativo Android Oreo e vários trunfos.

Contrariando as adversidades, a fabricante Android apresenta-nos um novo smartphone com o tom de cor “Aurora” (para além do Preto e do Azul). Conta com o processador Snapdragon 636 da Qualcomm e características de gama média/alta.

Vê ainda: Apple humilha publicamente o Android da Google na WWDC 2018

Após várias semanas com inúmeras fugas de informação onde a marca deixava antever um promissor dispositivo móvel, chegou o Lenovo Z5 (ZUK Z5). Em seguida daremos a conhecer todas as suas novidades e argumentos.

Hoje, dia 5 de junho, a tecnológica apresentou o seu novo smartphone com a plataforma Android Oreo na China. Neste Lenovo Z5 (ZUK Z5) a empresa tenta incorporar todas as tendências de mercado com o intuito de atrair os consumidores.

Chegou o Lenovo Z5 (ZUK Z5)! 

No geral temos aqui um smartphone de gama média-alta com características atraentes e até mesmo o tom de cor do Huawei P20, o Twilight que agora se chama “Aurora”. Posto isto, temos aqui um ecrã com a notch, monocelha, recorte ou entalhe. Temos uma construção em vidro e metal (estrutura). Temos também vários tons de cor (Aurora, Preto e Azul), brilhantes e vistosos. Temos também características técnicas promissoras. Não poderia faltar a referência ao “machine learning“, à inteligência artificial (IA) e claro, um preço competitivo para o mercado chinês.

Lenovo Z5 ZUK Z5 Android Oreo Google capa
Todos os tons de cor para o novo smartphone com o sistema Android Oreo da Google.

Acima podemos ver o “Aurora”, o “XLR Blue” e o “Schumann Black”, nomes elegantes para o preto, azul e para a mistura entre azul claro e púrpura. Destaca-se pelo seu ecrã com o formato 19:9, sendo um display de 6.2 polegadas de diagonal.

Temos aqui um painel IPS LCD com resolução Full-HD+, portanto 2240 x 1080 pixéis, sendo revestido por um vidro ligeiramente curvo (2.5D). Utiliza ainda um vidro Gorilla Glass da Corning, de geração não especificada.

A fabricante Android certificou-se que a “notch” do seu Lenovo Z5 (ZUK Z5) era menor do que a presente no Xiaomi Mi 8 e iPhone X da Apple. Mais ainda, a empresa garante que a margem inferior do seu smartphone é menor do que, por exemplo, a do Xiaomi Mi 6X.

Software – Android Oreo da Google com a ZUI 4.0

Ainda assim, o ecrã deste Lenovo Z5 (ZUK Z5) destaca-se ao suportar o padrão DCI-P3 e pelo seu brilho de 700 nits. Algo que o coloca acima de alguns dos mais recentes topos de gama da atualidade.

Mais ainda, a fabricante Android garante que o ecrã cobre mais de 90% da área do painel frontal. Algo que é sem dúvida louvável para um smartphone de gama média-alta, destacando-se também pelo preço competitivo.

Hardware – Snapdragon 636 da Qualcomm

Seguindo as mais atuais tendências de mercado, no centro da sua notch temos aqui a câmara frontal, o auscultador, sensor de proximidade e luminosidade. Esta notch é menor do que a de outros topos de gama por não acomodar os sensores necessários a um reconhecimento facial 3D, a título de exemplo.

Na traseira, mais uma vez seguindo as tendências, temos uma câmara dupla com alinhamento vertical. Agora com o flash LED abaixo do módulo da câmara. Temos ainda o sensor de impressão digital / leitor biométrico ao centro.

Já a nível de cores, temos aqui uma clara inspiração nos modelos da rival Huawei e nos modelos da sua sub-marca, a Honor.

Lenovo Z5 ZUK Z5 Android Oreo Google @IceUnicerse
As cores não enganam. É extremamente similar aos topos de gama da rival, Huawei

Olhando agora para o seu interior temos aqui a plataforma móvel Snapdragon 636 da Qualcomm. Conta com um total de 6GB de memória RAM. Temos ainda uma bateria de 3300mAh com carregamento rápido a 18W. Tudo isto neste smartphone com o sistema operativo Android Oreo da Google.

Câmara dupla de 16 e 8MP na traseira do Lenovo Z5 (ZUK Z5)

Podemos ainda contar com a inteligência artificial ao nosso dispor. Aqui sob a forma de comandos de voz, entre outro tipo de atalhos. Note-se ainda que a fabricante garantiu a chegada do Android P ao Lenovo Z5 (ZUK Z5), entre outros modelos.

A sua câmara apresenta uma configuração dupla com um sensor de 16MP. Apresenta uma abertura focal f/2.0 e um sensor secundário de 8MP. Este último ficará encarregue de capturar as informações de profundidade de campo para obter o efeito bokeh.

Note-se que também a sua câmara está imbuída da IA. Aqui para te ajudar a capturar a melhor fotografia possível, tal como a maioria dos smartphones de 2018. Teremos também vários modos de beleza e captura de imagem.

Já na sua parte frontal teremos uma câmara de 8MP com uma abertura focal de f/2.0. Temos aqui vários modos de beleza. Conta com software da ArcSoft para obter um desfoque “perfeito” nas imagens com efeito bokeh.

Chega com o Android Oreo e receberá o Android P

Com a atualização garantida, o novo Lenovo Z5 (ZUK Z5) custa 1299 yuan ou 202 dólares. Aqui o equivalente a 172 euros. Preço para a China, referente à versão base do smartphone Android com 6GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno.

Temos também a versão de topo com 128GB de armazenamento interno e 6GB de memória RAM. Esta custa o equivalente a 281 dólares ou 240 euros. Chega ao mercado a partir do dia 12 de junho, na China.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lenovo Z5 (ZUK Z5) seguirá o alinhamento de câmaras do iPhone X da Apple

Lenovo Z5 (ZUK Z5) – o que esperar deste smartphone Android?

Lenovo Z5 (ZUK Z5) chegará com as cores do Huawei P20 Pro

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).