Lenovo Z5 (ZUK Z5), depois de tanta antecipação, a perfeita desilusão...

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Apresentado hoje (5 de junho) pela manhã, o Lenovo Z5 é o sucessor espiritual da fabricante ZUK. Poderia até ser chamado ZUK Z5 mas não creio que mereça tal elogio pois afinal de contas, os ZUK eram belíssimos topos de gama. Aqui, temos um smartphone Android medíocre na maioria dos aspectos.

O novo Lenovo Z5 mais não é do que uma junção de tendências num novo formato, económico, atraente e visualmente apelativo. Verdade seja dita, o terminal tem tudo para ter sucesso junto dos consumidores. Ainda assim, traiu todas as minhas expectativas.

Vê ainda: vo?

Enquanto artigo de opinião, passarei a expor todo as expectativas que foram em última análise, totalmente frustradas. Não temos rigorosamente nada de novo ou louvável neste smartphone Android para além de um preço baixo e um bom ecrã.

Tudo começou a 5 maio pela mão de Chang Cheng, o vice-presidente do grupo Lenovo que nos deu foi prometendo mundos e fundos. Em primeiro lugar, a marca ZUK desapareceu do mapa, sendo absorvida na estrutura da chinesa Lenovo.

Das falsas promessas à total desilusão com o Lenovo Z5 (ZUK Z5)...

Pouco depois desta falsa premissa, seria a mesma fonte a prometer um ecrã sem moldura notória e sem "notch". Imediatamente a nossa reação foi uma de entusiasmo, podendo o Lenovo Z5 (ZUK Z5) ser o primeiro terminal a dar-nos um smartphone sem este recorte. Premissa que hoje se revelou falsa, tristonha e mais uma vez, triste submissão ao jugo das tendências impostas pela Apple. Já por outro lado, perante a quebra nas vendas de smartphones e PC's, a Lenovo precisava de inverter rapidamente esta tendência.

Como é que disto?

Posto isto, bem sei que é muito mais fácil, rápido e seguro simplesmente copiar aquilo que funciona...Ainda assim, não estava à espera de mais um clone ou cópia descarada do Apple.

Passamos para isto?

Infelizmente fui vítima de um enorme engodo perpetrado pelo senhor Chang Cheng, o mesmo que prometeu mundos e fundos para este smartphone. Desde uma autonomia para 45 dias em stand-by e aqui é capaz de cumprir.

No novo smartphone Android, o Lenovo Z5 (ZUK Z5) temos uma bateria de 3300mAh com carregamento rápido de 18W. Menos mal diria eu. Pelo menos uma das promessas é capaz de cumprir.

E os 4TB de armazenamento?

Depois de fazermos um total figura de "urso", a Lenovo trouxe-nos de facto 4TB de armazenamento mas espera...não foi no smartphone. Não, nada disso, foi um novíssimo disco. Um disco rígido...

E o Snapdragon 845 da Qualcomm?

Está bem, guardado para outros smartphones e recomenda-se. Neste Lenovo Z5 (ZUK Z5) temos o SoC aqui o artigo de exposição do produto. Na prática tivemos aqui um "Mestres da Ilusão" com a empresa a rir-se da nossa cara.

18 tecnologias patenteadas para o novo Lenovo Z5 (ZUK Z5)

O vice-presidente do grupo Lenovo deu a entender que estavam a preparar algo em grande. Aqui sugerindo a inclusão de um grande ecrã no seu novo produto principal e aqui talvez tenha sido culpa nossa.

Ao deixar que as expectativas crescessem tanto, na ânsia pelo primeiro smartphone a "fugir à notch", deixamo-nos "enrolar" pelo senhor Chang Cheng. O produto que hoje foi apresentado não poderia estar mais longe daquilo que estávamos à espera...

Numa perfeita desilusão, salvam-se apenas os preços baixos do novo smartphone Android. Note-se que o novo Lenovo Z5 (ZUK Z5) custa 1299 yuan ou 202 dólares. Aqui o equivalente a 172 euros.

Salva-se o preço e a promessa do Android P para os Lenovo Z5

Este é o seu preço para a China, referente à versão base do smartphone Android com 6GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Note-se ainda que de momento não há previsão de chegada aos mercados internacionais.

Temos também a versão de topo com 128GB de armazenamento interno e 6GB de memória RAM. Esta custa o equivalente a 281 dólares ou 240 euros. Chega ao mercado a partir do dia 12 de junho, na China.

Já para não falar da "notch", até a cor do Huawei P20 foram buscar...

Aos nossos leitores pedimos desculpa por todas as fugas de informação anunciadas como revolucionárias. Apesar de atualmente já ser raro existir um engodo de tamanhas dimensões, a Lenovo provou ser capaz de desiludir.

Esperemos que pelo menos os seus produtos sejam mais fieis às expectativas dos futuros utilizadores.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d?

reforça o ecrã praticamente ”infinito” e sem notch

id

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.