Lenovo utilizará Android Puro da Motorola em todos os seus Smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gadgets.ndtv.

Lenovo utilizará a UI dos Motorola com Android Puro

Será um caso em que a própria Lenovo aprenderá com a sua subsidiária Motorola ao utilizar uma interface gráfica (UI) muito próxima do Android Puro a nível de aspecto, funcionalidades e aplicações pré-instaladas nos seus smartphones.

As vantagens para o utilizador final são notórias. Para além de uma utilização mais fluída, sem distracções ou bloatware, terás direito a atualizações de software mais expeditas no teu Lenovo, tal como já é hábito nos Motorola. Aliás, não é por acaso que a Motorola é uma das primeiras construtoras a atualizar todos os seus smartphones.

De acordo com o senhor Anuj Sharma a Lenovo decidiu seguir o conselho e o feed-back dado por grande parte da comunidade Motorola ao definir a sua estratégia para o futuro da Lenovo:

"Aquilo que fizemos nos últimos 11 meses foi prestar atenção ao que tínhamos e nível de software. Fizemos um ponto de situação e prestamos atenção ao que os consumidores queriam e pediam. Houve uma certa tendência que nos agora decidimos aplicar e será o fim gradual da Vibe Pure UI nos nossos smartphones", afirma o diretor de marketing da Lenovo Índia.

"Em vez disso os consumidores terão uma experiência de Android Puro nos seus smartphones da Lenovo. É uma enorme transição sob o ponto de vista estratégico para beneficiar os consumidores", acrescenta Anuj Sharma.

Lenovo K8 Note será o primeiro a receber o Android Puro da Motorola

Para todos os utilizadores da Motorola o conceito de Android Puro já é familiar. Para os demais significará que a utilização dos smartphones estará livre de animações desnecessárias ou funcionalidades inúteis.

Terão apenas a inclusão dos modos Dolby Atmos e a TheaterMax para tirar mais proveito da experiência de música e consumo de multi-média. Pequenas adições que não se afastarão do Android Puro encontrado na sua subsidiária, Motorola. Em suma, os smartphones da Lenovo serão cada vez mais semelhantes aos da smartphones da Motorola, pelo menos a nível da UI (interface).

Contudo, apesar da grande maioria dos consumidores aplaudir esta decisão de adotar o Android Puro, vários utilizadores de smartphones Lenovo na China não terão ficado muito entusiasmados. Note-se que naquele país predominam as interfaces altamente personalizadas, pesadas com animações, cores e funcionalidades extra.

Android Puro não é o favorito em todos os smartphones

O mercado indiano também tem recebido muito bem a Vibe UI da Lenovo mas não se opõe à adopção do Android Puro, pontos referidos na entrevista ao site YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, preferes uma UI com Android Puro ou gostas de alguma personalização e cor/funcionalidades extra?

Outros assuntos relevantes:

OnePlus 5 – já temos uma grande pista sobre a nova cor do smartphone

FPF eSports abraça o campeonato nacional de FIFA Pro Clubs

Niantic Pokémon Go: Já está disponível o novo lendário Pokémon

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.