Lenovo mostra primeiro portátil transparente do mundo (vídeo)

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Lenovo aproveitou as luzes do Mobile World Congress para mostrar o primeiro portátil transparente do mundo.

imagem do portátil transparente Lenovo
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

O ThinkBook Transparent Display Laptop Concept, como é designado, está em exposição no evento, sendo que a marca disponibilizou também um vídeo, no qual é possível ver como funciona a transparência no ecrã e no teclado.

Como podes ver no vídeo, o ecrã deste ThinkBook fornece uma transparência de 55%, sendo o primeiro portátil do mundo a fazê-lo. O painel é micro-LED com 17,3 polegadas e fornece um brilho máximo de até 1000 nits.

imagem do teclado com projeção laser do portátil transparente da Lenovo
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

Mas o melhor de tudo é que o teclado também é uma superfície transparente. É utilizada uma projeção a laser para exibir as teclas que, infelizmente, não fornece feedback tátil. Esta superfície serve também de suporte para a caneta digital que pode também ser usada para introdução de dados.

Outras especificações mais convencionais incluem um trackpad com tamanho generoso e várias portas que asseguram conectividade com dispositivos externos. O modelo executa também o sistema operativo Windows 11.

imagem do ecrã transparente do portátil Lenovo
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

Acrescente-se ainda uma câmara integrada na parte traseira do chassi que tem capacidade para digitalizar pessoas e objetos, exibindo depois essas imagens com a ajuda tecnologia de Inteligência Artificial.

Mas teremos de refrear todo o entusiasmo em redor deste portátil. Tudo porque se trata de um conceito para uma geração futura de equipamentos, nas palavras da própria marca esta é “uma perspetiva futura de PCs com Inteligência Artificial”.

imagem do painel traseiro do ecrã transparente do portátil Lenovo
Crédito@BrunoCoelho/4gnews

Infelizmente, a marca não avançou com mais informações sobre quando poderemos ter um portátil transparente disponível para compra no mercado.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt