A Lenovo pode não ser das marcas mais populares no que toca a smartphones. Mas em contrapartida, a sua influência no mercado da informática é totalmente diferente. Esta empresa chinesa tem vindo a liderar este mercado com clara vantagem sobre marcas como Apple, Microsoft, HP, Samsung e outras.
Durante tempos os equipamentos da Lenovo eram ainda vistos de lado, com algum preconceito. Afinal de contas, o nome Lenovo não é tão conhecido no mercado tecnológico como uma Samsung ou Apple. Isto, é claro, se tivermos em conta o mercado como um todo, independentemente do seu segmento.
Vê ainda: Xiaomi – Lei Jun desvendou qual a receita para o sucesso da empresa
A título de exemplo, a certa altura um colega perguntou-me o que eu achava da Lenovo no que toca a portáteis. A minha resposta foi simples: é atualmente a líder desse mercado. Todavia, esse meu colega pouco sabia sobre a marca. Ou seja, ainda existe algum analfabetismo relativamente à sua influência neste mercado.
Lenovo continua raínha e senhora deste mercado
Pois bem, algo que espelha o sucesso que a Lenovo tem ganho no mercado é a arrecadação do prémio para melhor marca de portáteis atribuído pela Laptop PC Mag. Este é o segundo ano consecutivo em que a marca chinesa arrecada este prémio.
A empresa foi capaz de se superiorizar a marcas como a HP e Dell, que completam assim o pódio. No extremo oposto temos a Samsung, em último lugar, não podendo deixar de salientar o sétimo posto da Apple. Empresa que já liderou este mesmo mercado.
Ora, o que potenciou a arrecadação deste título foi a força do portefólio da marca como um todo. A Lenovo possui propostas para todos os tipos de necessidades. Ao mesmo tempo, ela não descura a aparência dos seus produtos.
Prova disso são as cinco estrelas atribuídas ao ThinkPad X1 Carbon, fazendo dele o único a receber a pontuação máxima. O reconhecimento merecido para um pacote completo entre design e funcionalidade. Em termos de design temos de destacar ainda o Lenovo Yoga 920 2-em-1 e ainda o Legion Y920 no setor gaming.
Apple continua a cair num mercado que outrora liderou
Atendendo agora à gigante norte-americana, a Apple tem trilhado um caminho em sentido descendente. De 2017 para este ano, a empresa liderada por Tim Cook caiu duas posições. Para a Laptop PC Mag, a norte-americana não se tem esforçado o suficiente para inovar nos seus equipamentos.
A entidade refere que a empresa de Cupertino não tem inovado o suficiente, em termos de design, ao longo dos últimos oito anos. Um ponto que será certamente subjetivo mas claramente um ponto negativo para a fonte destes dados.
É ainda criticada a falta de produtividade proporcionada pelos Apple MacBook Pro. Algo que também nós, 4gnews, já havíamos criticado várias vezes. Facto potenciado pela presença de apenas portas Thunderbolt 3 ou USB-C. Ou seja, não poderás ligar diretamente qualquer PEN USB ao teu Apple MacBook Pro.
Vemos ainda ser criticado o teclado empregue nestes produtos. Aqui, mais uma vez, poderá ser algo subjetivo. Alguns até poderão gostar do tipo de teclado presente nestes MacBook Pro. Outros, como eu, poderão não se identificar com aquele estilo. Sem esquecer, ainda, o elevado preço de venda dos mesmos - bem acima dos 1000€.
Assuntos relevantes na 4gnews:
Microsoft trará Dark Mode ao Explorador de Ficheiros do Windows 10
Nokia 6 em Portugal continua a valer a pena mas não é o único
OnePlus 6 promete uma velocidade incrível em novo vídeo
Via