Lenovo, Meizu e Nubia na corrida pelos smartphones com Snapdragon 888

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Snapdragon 888 da norte-americana Qualcomm é o processador mais cobiçado para smartphones Android do momento e definirá o cenário tecnológico em 2021. Entretanto, várias fabricantes confirmaram a sua utilização, somando-se agora novos nomes à lista.

Mais concretamente, as chinesas Lenovo, Meizu e Nubia - empresa satélite da ZTE - também deram a saber que o uso deste SoC é uma das prioridades partilhadas. A par desta confirmação, há vários detalhes sobre os respetivos smartphones de topo.

A corrida ao Snapdragon 888 da Qualcomm

Imediatamente após a apresentação do novo processador para smartphones Android de topo, uma lista crescente de fabricantes (OEMs) vieram, em catadupa, assegurar os respetivos fãs e seguidores que também utilizariam este SoC.

Com várias melhorias na sua arquitetura, nova litografia a 5 nm, modem reforçado com ainda mais ênfase nas rede 5G, o novo Snapdragon 888 é o processador a ter num topo de gama Android de nova geração.

Até à data esperávamos que a Xiaomi fosse a primeira a colocar no mercado um dispositivo com este SoC. No entanto, há novas informações que nos fazem repensar esta autêntica corrida!

A Lenovo pode ser a primeira a apresentar um smartphone com este SoC

A Lenovo confirmou a presença do Snapdragon 888 no próximo smartphone da linha Legion, o seu segmento de smartphones topo de gama para jogos e para o mundo gaming. De acordo com a própria marca, a apresentação pode ocorrer a 9 de dezembro.

Note-se que nesse mesmo dia - 9 de dezembro - a Lenovo apresentará a gama K12 com dispositivos de gama média, mais acessíveis. De qualquer modo, frisamos que a apresentação e lançamento no mercado são institutos distintos.

A Meizu já confirmou os Meizu 18 e Meizu 18 Max

A primavera de 2021 trará novos smartphones desta fabricante chinesa, tal como a própria revelou na plataforma Weibo, a rede social chinesa através do seu perfil oficial. A garantia foi dada pelo CTO da empresa, Liang Dongming como consta acima.

Relativamente aos novos smartphones da Meizu não temos mais informações, ou confirmações, que não sejam o nome dos produtos com duas variantes e a presença do SoC Snapdragon 888 5G, da Qualcom.

A gama Nubia Z usará o novo SoC da Qualcomm

A Nubia, empresa satélite da chinesa ZTE, tenciona lançar a nova série Z de smartphones Android. Serão, para todos os efeitos, os melhores que a marca alguma vez lançou graças à utilização do novo chipset Snapdragon 888 5G da Qualcomm.

Sabemos pouco sobre a gama Z da Nubia, mas a marca já deu a saber que esta linha substituirá os atuais Nubia Z20, lançados em outubro de 2019 e, por associação, podemos apontar que estes terminais se colocaram no segmento de topo.

Por fim reiteramos que mais e mais fabricantes seguirão esta tendência, adotando o novo SoC da Qualcomm como motor para os seus dispositivos móveis. Com grandes incrementos de velocidade, o desempenho é realmente o que define este Snapdragon.

Editores 4gnews recomendam:

  • Snapdragon 888: os primeiros três smartphones com o novo SoC Qualcomm
  • Apple manipula os iPhone para se tornarem obsoletos, acusa a Euroconsumers
  • Os 7 melhores bots de música para Discord
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.