Lenovo junta-se à Nvidia com novas soluções de IA generativa personalizada

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Lenovo e a Nvidia uniram forças numa colaboração. Esta parceria foi revelada durante a Nvidia GTC, uma conferência de referência na área da Inteligência Artificial (IA) e do metaverso.

A Lenovo anunciou uma expansão significativa na sua colaboração com a Nvidia. Juntas, estas empresas estão a introduzir no mercado soluções de IA híbridas que prometem levar o poder das aplicações de IA generativas personalizadas a empresas e à cloud.

Estas são o resultado direto da ampliação da parceria de engenharia entre as duas empresas, que foi anunciada anteriormente no Lenovo Tech World. As soluções híbridas foram desenvolvidas para trazer a IA diretamente aos dados dos clientes, onde e quando precisarem, do dispositivo móvel à cloud.

A Lenovo pretende democratizar o acesso à IA

A Lenovo pretende democratizar o acesso à IA. Por isso vai dar suporte ao 'time to market' da arquitetura da Nvidia para a próxima geração de IA generativa em grande escala. As soluções já estão otimizadas para executar o software Nvidia AI Enterprise. Isto promete uma IA de produção segura, suportada e estável. E agora também darão aos desenvolvedores acesso aos recém-anunciados microserviços Nvida, como o Nvidia NIM e o NeMo Retriever.

Kirk Skaugen, presidente do Lenovo Infrastructure Solutions Group, destacou a importância desta parceria. “Juntas, a Lenovo e a Nvidia estão a ampliar os limites da inteligência aumentada para empresas em todos os lugares, levando a computação de IA para onde os seus dados se encontram.”

Por outro lado, Bob Pette, Vice President of Enterprise Platforms na NVIDIA, reforçou o compromisso da NVIDIA em oferecer o caminho mais rápido, flexível e eficiente para a computação acelerada. Permitindo assim que todas as empresas possam inovar com IA.

A Lenovo também revelou a expansão do seu portfólio Lenovo ThinkSystem AI. Este inclui dois novos e poderosos sistemas de GPU Nvidia de 8 vias, concebidos para fornecer capacidade de computação massiva com eficiência energética para acelerar a implementação da IA.

Estes sistemas estão projetados especificamente para IA generativa, Processamento de Linguagem Natural e Large Language Models (LLM). Suportam a plataforma de supercomputação Nvidia HGX AI.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.