Lenovo é a mais recente fabricante de placas gráficas da AMD

Abílio Rodrigues
Comentar

Sem que nada o fizesse prever, a Lenovo anunciou a sua estreia como parceira da AMD no mercado de placas gráficas. A marca vai colocar à disposição dos consumidores as suas versões personalizadas das Radeon RX 6800 XT e RX 6900 XT.

Como seria de esperar a entrada da Lenovo neste novo mercado vai assentar na sua divisão Legion, dedicada a produtos orientados para os videojogos.

Lenovo aposta no design e refrigeração premium

Lenovo

Para já ainda não foram avançadas especificações para estas novas placas, mas sabemos que vão adotar um design tradicional com sistema de refrigeração a ar com tripla ventoinha.

O aspeto é em tudo semelhante ao que equipa os GPU saídos diretamente da AMD, com a adição de um logótipo Radeon no canto inferior das placas. Claro está, não seriam componentes informáticos gaming se não oferecessem também iluminação RGB.

Tanto a RX 6800 XT como a RX 6900 XT precisam de 300W de energia, recorrendo a dupla ligação de 8 pinos, por isso se estiveres a pensar no upgrade considera as necessidades em termos de fonte de alimentação.

Placas Lenovo AMD podem ser exclusivas para computadores Savior Blade 7000P

Para já ainda não se sabe se será a própria Lenovo a fabricar estes GPUs, ou se vai passar a produção a alguma parceira externa usando apenas a sua marca.

Existe também a hipóteses destas unidades terem como destino exclusivo, pelo menos numa primeira fase, os computadores pré-construídos Savior Blade 7000P.

A confirmar-se vão emparelhar-se de forma perfeita com os processadores Ryzen 5000 que permitem tirar partido da funcionalidade de acesso inteligente de memória (SAM).

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.