Lenovo apresenta o primeiro computador portátil com ecrã dobrável (protótipo)

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Lenovo colocou-se na linha da frente no que respeita à inovação no segmento dos computadores portáteis, ao apresentar o Lenovo ThinkPad X1. Este poderá ser o primeiro computador portátil a chegar com um ecrã dobrável. Durante o seu evento de vendas anuais, a fabricante demonstrou um protótipo deste novo portátil que poderá revolucionar o mercado.

No entanto, a Lenovo não quer correr os mesmos riscos da Samsung com o Galaxy Fold, por isso, não irá apressar o lançamento do ThinPad X1. Revelaram, no entanto, que depois de 3 anos de desenvolvimento, estimam ser possível que a sua apresentação aconteça já em 2020.

A Lenovo acredita que este poderá ser o futuro dos computadores portaríeis pessoais, oferecendo um ecrã de grandes dimensões num corpo compacto. Ainda que não tenha sido revelado um possível preço para este portátil, habitualmente a família X1 é reservada para as suas ofertas topo de gama.

Existem ainda detalhes importantes a serem resolvidos antes de ser lançado

Um executivo da Lenovo revelou à Quartz que, ainda é preciso conseguir resolver alguns detalhes extremamente importantes. Por exemplo, qual será a melhor forma de implementar um teclado físico no ThinkPad X1.

Relembro que o facto de ter um ecrã dobrável que ocupa toda a sua superfície, torna-se impossível colocar um tradicional teclado físico. Por outro lado, para que este seja um computador portátil direcionado ao utilizador comum, é mandatário que tenha um teclado físico.

Ainda assim, foi revelado que o protótipo apresentado encontra-se já 100% operacional, apresentando uma 'dobradiça' sólida e robusta que permite ao ecrã manter-se firme nos mais variados ângulos. Quando colocado na posição tradicional de um computador portátil, apresenta um 'ecrã principal' de 13,3" polegadas de alta resolução.

Não foram reveladas nenhumas informações sobre as suas possíveis especificações de hardware, muito provavelmente porque ainda não têm uma dada concreta de lançamento. Certamente que iremos ouvir falar cada vez mais sobre o Lenovo ThinkPad X1 durante os próximos meses.

Será interessante ver se mais fabricantes irão juntar-se a esta aventura da Lenovo, de forma a impulsionar a chegada em peso dos primeiros computadores portáteis com ecrã dobrável.

Editores 4gnews recomendam:

  • Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas estão a crescer consideravelmente nos últimos dias
  • Vais viajar nestas férias? Vais adorar a nova funcionalidade do Google Maps!
  • Descobre facilmente a quem pertence um número de telefone ou telemóvel
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.