À primeira vista parece um normal pet digital de bolso como os clássicos Tamagochi, mas estes Punirunes elevam o conceito de interação a um novo nível de bizarria. E tem promessas de lançamento mundial já a partir deste verão.
Além da normal interação do utilizador com o gadget através de botões, os Punirunes incluem um quarto botão que permite simular um contacto físico com o pet, sugerindo uma nova forma de interação “animal”.
Como tudo se processa? Um dos lados do dispositivo inclui um orifício com o diâmetro de uma moeda pequena, cuja superfície mole, esponjosa, semelhante a algo orgânico, tenta imitar a pele de um animal. Colocando o dedo nessa superfície, o utilizador pode fazer pequenas festas na mascote, ou até simular sessões de limpeza na “casa” digital simulando um esfregão, por exemplo.
Tudo isto pode ser visualizado num pequeno ecrã LCD a cores, através do qual o utilizador pode acompanhar as interações com a sua mascote. Além da interação típica com um pet digital, para acompanhar o seu dia a dia e satisfazer as suas “necessidades básicas”, existem ainda seis jogos integrados, todos eles a tirar partido do “botão mole”.
De acordo com o Engadget, a partir de agosto os Punirunes começam a ser comercializados nos EUA e Canadá, graças a um acordo de distribuição global celebrado entre a Takara Tomy (que detém o copyright do brinquedo e de toda a franchise, que inclui desenhos animados) e a canadiana Spin Master.
O preço deverá rondar os 40 dólares.
Se queres perceber melhor como funcionam os Punirunes, espreita este anúncio em japonês.