A Leica é uma marca alemã de câmaras fotográficas. Fortemente imbuída de um tradicionalismo quase ritual, cada produto desta construtora é um elogio, uma proeza de engenharia e mestria de execução. Parte dos seus componentes são feitos no norte de Portugal, na pacata cidade de Famalicão. Hoje nasceu uma nova câmara. Eis a Leica TL2, uma point and shoot preparada para 2017.
Vê ainda: peritos.
Eis a nova Leica TL2
A "T" original ainda recebeu um pequeno update no final do ano passado e mudou de nome para (TL). Agora sim, chegou a nova geração. Esta é a Leica TL2. O seu design e aspecto geral é muito semelhante e partilha as principais características com a sua antecessora. Contudo, temos aqui um novo e melhorado sensor fotográfico, um processador de imagem mais rápido, melhor mecanismo de focagem automática e até um novo obturador mais rápido. Sem esquecer até a interface de navegação (UI) que agora sim, já é digna de 2017. Estará disponível pela simpática quantia de $1950 dólares. Bem em conta para uma Leica.
A grande novidade e melhoria da Leica TL2 é o seu novo sensor de 24MP's. Continua a ser um sensor croped (APS-C) mas já possui uma resolução de imagem consideravelmente maior do que a sua antecessora (16MP). Conta ainda com um ISO muito mais abrangente, capaz de atingir os 50 000. O ISO representa, em fotografia, a sensibilidade da película (no caso das câmaras digitais, do sensor) à luz. Aqui, quanto menor o número associado ao ISO, menor a sensibilidade da película ou do sensor à luz.
A nova Leica TL2 é capaz de gravar em 4K Ultra-HD
O mecanismo de focagem automática também foi reforçado e conta agora com 49 pontos de focagem automática. Segundo a marca, a nova câmara foca 3x mais rápido do que a sua antecessor. O novo obturador digital atinge valores de 1/40,000 frações de segundo, sendo a Leica TL2 capaz de fotografar a 20 frames por segundo na resolução máxima.
Mais ainda, esta câmara é capaz de gravar vídeo a 4K Ultra-HD, algo muito raro nas câmaras Leica. Conta com uma saída HDMI ao lado da ranhura para o cartão SD. Temos até uma nova porta USB do Tipo C para transferência de dados e carregamento da bateria da Leica TL2. Em suma, a nível de características temos aqui todos os "quês" e "porquês" para uma excelente câmara compacta ou câmara APS-C mirrorless em 2017, tal como as rivais da Sony e da Fujifilm.
É a nível de aspecto e design que esta nova Leica TL2 se distingue das demais e da sua antecessora. O seu corpo de alumínio é recortado e concebido para proporcionar ao utilizador final uma utilização confortável mas precisa na hora de pressionar o obturador. Temos os vários controlos em rodas metálicas para um fácil controlo e mantém-se o hotshoe para acoplares um flash ou outro acessório externo. T
emos ainda o mesmo ecrã toushcreen de 3.8 polegadas mas com uma nova interface gráfica para uma navegação mais fácil e intuitiva pelos menus e funções da Leica TL2.
As lentes da Leica TL2
A câmara utiliza o mount (o encaixe) Leica- L mount e tem, para já, três lentes prime (lentes sem zoom ou lentes com distância focal fixa de:
- 23mm f/2,
- 35mm f/1.4,
- 60mm f/2.8 macro
Temos também 3 lentes zoom ou tele-objetivas de:
- 11-23mm f/3.5-4.5,
- 18-56mm f/3.5-5.6,
- 55-135mm f/3.5-4.5
O segmento de câmaras TL2 representa o produto mais voltado para as massas. Não é uma Leica da série M mas, mesmo assim, já te dará algo completaste diferente de uma câmara mirrorless da Sony, Fujifilm ou Olympus. Claro, o seu preço não deixa de ser elevado mas, para uma primeira câmara desta mítica marca acho que qualquer consumidor já poderia, desta forma, experimentar o estilo e pathos, a paixão que associamos à Leica.
A nova câmara, mais versátil, perfeitamente equipada para 2017 só pecará pelo preço mas caso algum dos nossos leitores se sentir magnânimo e nos quiser presentear com uma destas máquinas, ainda que não me sinta digno de utilizar algo deste calibre, não conseguiria recusar uma oportunidade destas.
E tu, o que achaste do novo lançamento da Leica? Estarias disposto a comprar a nova câmara TL2?
Outros assuntos relevantes:
Sony Xperia XZ Premium posto à prova em teste de resistência
OnePlus 5 lidera o TOP 10 dos smartphones mais poderosos do AnTuTu
The Elder Scrolls: Legends – o novo jogo da Bethesda em breve no teu Android