Lançamento da PS5 muito polémico. Bug obriga utilizadores a fazer "reset" constante!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Após ter sido lançada nos primeiros mercados há dois dias, a PlayStation 5 (PS5) parece estar a ter um lançamento mais polémico do que seria desejado. Depois de confirmados os problemas com HDD externos, vários relatos confirmam a existência de mais um bug, que literalmente deixa os utilizadores sem poderem fazer nada com a consola.

Ainda não foi confirmado o que realmente provoca este problema, mas muitos utilizadores afirmam que não conseguem fazer download de jogos, ficando sempre "entalado" na fase de fila de espera para iniciar a descarga do jogo.

De acordo com os relatos partilhados nos forums da Sony, este bug dos downloads parece afetar apenas jogos lançados para a PS5. Assim que este bug se verifica, a consola começa a apresentar falhas graves de funcionamento, ficando muito lenta e apresentando erros graves no que respeita à biblioteca de jogos do utilizador.

Solução temporária para este grave bug da PS5

Ao que parece, até ser encontrada uma solução oficial, o bug pode ser corrigido através de um restauro de fábrica da consola. Tal como acontece com qualquer outro gadget, o restauro vai fazer com que tenhas de realizar toda a configuração inicial da consola.

Ainda que possa resolver o problema, não há garantias de que o bug não voltará a ficar ativo mesmo após o restauro de fábrica.

Entre os vários jogos que podem causar este problema, já foram confirmados:

  • Godfall
  • Spider-Man
  • Demon's Souls
  • Call of Duty: Black Ops Cold War (versão PS4 não apresenta este problema)

No que respeita a aplicações, para já foi apenas confirmado com a Disney+.

Para já, a Sony ainda não fez nenhum comentário oficial sobre este problema, nem reconheceu a sua existência. No entanto, a Activision já confirmou a existência do bug, recomendando que os utilizadores realizem o já referido restauro de fábrica. Infelizmente, isso vai obrigar a que instales todos os teus jogos novamente e começar os jogos de início.

Editores 4gnews recomendam:

  • FIFA 21 recebe funcionalidade de segurança que vai fazer muitos jogadores chorar!
  • PS5: primeiras unidades apresentam alguns problemas sérios
  • PS5 e PS4 já têm app da Apple TV disponível para download
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.