Os últimos tempos têm sido marcados por alguma insegurança no que toca a assaltos relacionados com carros elétricos. Nos Estados Unidos (EUA), têm sido relatados vários casos ligados com cabos de carregamento destes veículos.
Quando se fala em roubos e carros elétricos, o normal é pensar que alguém levou o automóvel, mas o alvo não parece ser esse. Um exemplo disso mesmo foi um recente assalto em Seattle, em que dois homens foram vistos a roubar cabos.
“Não é preocupante, porque foi um caso isolado” - poderia dizer-se. O problema é que não é bem assim. De acordo com a AP News, os casos têm sido recorrentes e em grande volume.
Porque é que os assaltantes roubam os cabos de carregamento?
De todas as questões que se podem colocar, há uma principal: porquê? Acredita-se que tudo se relaciona com o cobre, que está presente neste tipo de cabos. Recorde-se que o preço do cobre está muito perto de máximos históricos.
Por isso mesmo, cabos deste género tornam-se mais apetecíveis para os ladrões. Para além do dinheiro que o cobre presente nestes cabos das estações de carregamento pode gerar, escusado será mencionar o transtorno deste tipo de assalto.
Ao somarem-se inúmeros casos de roubos de cabos, muitas estações nos EUA têm ficado desativadas. Isso faz com que os proprietários dos carros não consigam carregar os carros e tenham de percorrer mais quilómetros para abastecer.
O setor dos carros elétricos nos EUA tem sido preocupante por vários motivos
Para além do perigo que isso pode representar, trata-se de uma situação muito desconfortável e que pode gerar grande stress. Nos EUA, o panorama dos carros elétricos gera alguma preocupação.
Por um lado, muitos utilizadores queixam-se que estes demoram muito para carregar. Por outro, são poucos os que conhecem estações de carregamento nas imediações. Isso a juntar à onda de assaltos cria um cenário pouco favorável.
Como se tudo o que foi referido não bastasse, os EUA também têm manifestado bastante receio em relação ao crescimento da China. Todos os indicadores preocupam os norte-americanos, até porque nenhum deles parece estar a melhorar.
O problema tem sido sentido em todos os estados
Quanto ao roubo dos cabos de carregamento elétrico, o pior de tudo é que não se pode destacar um sítio em que o problema tem ocorrido. Neste caso, trata-se de um crime que acontece por todo o país.
Desde Seattle, à Califórnia, ao Arizona, passando por Colorado, Oregon, Texas e muito mais, as empresas têm sido testemunhas de que, de facto, o problema é grave.
As autoridades estão ao corrente da situação, mas, até à data, não se têm visto grandes melhorias. Resta esperar para ver se a onda de assaltos diminui. Importa destacar ainda que os roubos de cobre não são um problema só nos Estados Unidos.
Também em Portugal, são vários os casos de detenções relacionados com o furto de fios de cobre. Como refere a Motor 24, só no ano passado, ter-se-ão verificado mais de 800 casos deste tipo com cabos de carregamento elétrico ou catalisadores.