Kodi 18 traz a Google Assistant para a Android TV

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A mais recente versão Alpha do popular media player conhecido como Kodi (agora na versão Kodi 18) trará a Google Assistant para os seus utilizadores. Será uma excelente adição para o serviço Android TV e para quem já conhece os serviços da Google Assistant saberá o quão prática esta pode ser.

De acordo com o changelog ou lista de mudanças oficial, publicada na XBMC Foundation no início desta semana, a versão Kodi 18.0 tem o nome de código "Leia". Ainda não temos qualquer informação oficial relativamente ao tempo necessário para a preparação da versão final, estável e disponível para o público. Sabemos apenas que, assim que a versão estável estiver pronta esta começará a ser distribuída para o público.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9. Tudo o que já sabemos

Algo particularmente interessante é o facto de a Google Assistant estar otimizada para as pesquisas por voz nos dispositivos Android TV. A característica / funcionalidade em si requer ativação nas definições do media player antes de ser devidamente utilizado. Mesmo assim, será sem dúvida uma excelente novidade Kodi 18.

Depois de ativada a Google Assistant no Kodi 18, poderás simplesmente falar ou chamar pela assistente. Bastará utilizar o comando de voz "Hey Google" ou "Hi Google" para ativares esta nova função. Depois de configurada a tua Android TV terás aqui uma nova e poderosa ferramenta ao teu dispor. Partindo do pressuposto que dominas o inglês.

Android TV com Google Assistant no Kodi 18

Poderás pedir à Google Assistant para procurar algum tipo de conteúdo específico na tua biblioteca no Kodi 18. Este comando ativará a interface de pesquisa na Android TV e também de permitirá apurar a pesquisa ou aplicar filtros de pesquisa. Tudo isto com comandos de voz da Google Assistant. Segundo os relatos preliminares o sistema já está a funcionar tal como é suposto, mesmo tratando-se para já de uma versão Alpha.

Note-se que para já os interessados em instalar e experimentar o Kodi 18.0 Leia vão certamente encontrar alguns erros ou bugs. Afinal de contas trata-se de uma versão de testes, não acabada. Em último caso poderão até ter que re-instalar o sistema caso se deparem com algum bug ou erro grave. Algo comum em versões de testes, não preparadas para o consumidor final.

Para além da Google Assistant para a Android TV, o Kodi 18.0 Leia trará também novas sugestões e recomendações. Algo que também terás que ativar manualmente nas definições do teu MediaPlayer. Com base na tua biblioteca de conteúdos o sistema dar-te-á algumas recomendações. Apresentará também conteúdos que, apesar de não estarem na tua biblioteca possam estar relacionados com os teus gostos. Utilizará conteúdos (para as sugestões) da Netflix, YouTube e da Google Play Filmes.

Para já esta versão ainda está em desenvolvimento mas deverá estar pronta para o público até ao fim da primeira metade de 2018. E tu, utilizas alguma versão do Kodi?

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus. Carl Pei desmente a existência de um novo OnePlus X (2018)

Huawei marcará presença na MWC 2018 mesmo sem o Huawei P20

d Oreo com a OxygenOS

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.