Kodak Ektra: Bastará ser bom a capturar fotografias?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Kodak é uma marca repleta de história mas com pouco ou nenhum impacto no mercado actual, seja de dispositivos móveis ou de câmaras fotográficas. À semelhança da Nokia, esta outrora gigante recusou-se a reconhecer o potencial da fotografia digital e, ainda tão recentemente em 2013 estava a braços com um processo de insolvência. Isto é, estava prestes a falir. Agora, o que resta da marca está a tentar apostar na fotografia digital e no mercado dos smartphones. Apresento-vos o Kodak Ektra (2016).

O Kodak Ektra não é o primeiro smartphone lançado pela marca mas é o único que merece alguma atenção. Depois do estrondoso fracasso do apresentação oficial do novo produto. Vamos conhecer este Kodak Ektra? Um novo smartphone concebido pela lendária marca de fotografia que agora visa alcançar novo público e aventurar-se num novo mercado.

Kodak Ektra, o seu nome foi herdado de uma câmara lançada em 1941 e, verdade seja dita, este smartphone é bastante parecido com várias câmaras compactas que podemos encontrar actualmente no mercado. A sua traseira é revestida por um couro artificial para que nunca te escorregue da mão e te permita tirar fotos sem tremuras. Além disso, a ligeira curvatura no "queixo" do Kodak Ektra funciona como um pequeno "grip" ou punho para reforçar a sua ergonomia e facilidade de utilização.

A sua estrutura metálica é polvilhada de botões (metálicos) como o botão de obturador, selector de volume, botão On/Off, etc. Na sua traseira temos a estrela, a cÂmara de 21MP, um sensor Sony IMX230. Com este smartphone a Kodak tenciona seduzir os entusiastas de fotografia e até alguns fotógrafos profissionais, quanto muito não seja para darem uma pausa às suas DSLR's.

Kodak Ektra promete ser um bom "cameraphone" mas será um bom smartphone? Ainda por cima, agora que a grande generalidade dos smartphones consegue capturar fotografias fantásticas, veja-se o exemplo do Huawei P9, Samsung Galaxy S7 e claro, o iPhone 7 e seu irmão maior. Será que o Kodak Ektra com a sua interface da câmara cuidadosamente construída para que o fotógrafo possa percorrer facilmente entre os vários modos de captura?

No interior do smartphone teremos a aplicação Snapseed, a editora de fotos por definição neste Kodak Ektra, para além de algumas aplicações da Adobe como o Ligtroom e até a Prisma. Claro que poderás sempre fazer o download posterior destas aplicações em qualquer smartphone compatível mas vemos aqui um esforço conciso da Kodak em tonar este equipamento bem apelativo a todos os entusiastas da fotografia.

Vamos falar de especificações técnicas, sim? Bem sei que vocês gosta de números e processadores e afins. Ora, neste Kodak Ektra temos um processador da MediaTek (começou logo mal?). Bom, trata-se do Helio X20 com 12 núcleos de processamento e uns decentes 3GB de memória RAM. Temos também 32GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão via microSD até 128GB (menos mal).

A sua qualidade de construção parece ser exemplar e no seu interior temos ainda uma boa bateria de 3000mAh com tecnologia de carregamento rápido "Pump Express". O ecrã do Kodak Ektra tem 5 polegadas com resolução 1080p Full-HD (mais do que suficiente tendo em conta o tamanho da tela). A nível de software temos o Android 6.0 Marshmallow (ainda sem previsão sobre a atualização para Android 7.0 Nougat).

Por último, os preços deste Kodak Ektra para o mercado europeu são de 499€ ou 449£. Qual a vossa opinião sobre este peculiar smartphone?

Talvez queiras ver:

ExoMars entra na órbita de Marte com sucesso! Vamos lá encontrar Marcianos!

Barack Obama quer que America chegue a Marte em 2030

Estes são os planos de Elon Musk para colonização em Marte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.