Processadores Kirin continuarão exclusivos dos smartphones Huawei

Carlos Oliveira
18 Abril, 2018
Huawei Kirin smartphones
Os Kirin não irão a lado nenhum Crédito: Huawei

A Huawei é uma das poucas empresas que desenvolve os processadores para os seus smartphones. Contam-se pelos dedos as tecnológicas que adotam estratégia semelhante. Ainda assim, há quem venda dos seus processadores a terceiros, coisa que não acontecerá com os Kirin.

Tomemos como exemplo os Exynos desenvolvidos pela Samsung. Estes processadores são desenvolvidos pela tecnológica sul-coreana e empregues em muitos dos seus equipamentos, nomeadamente os seus topos de gama. Mas esta também providencia os seus SoC´s a outras empresas, como a Meizu.

Vê ainda: Google Play Store: 10 jogos Android grátis mais populares neste momento

Já o caso da Qualcomm é totalmente diferente. A americana opera simplesmente no desenvolvimento de semi-condutores. Esta não possui smartphones próprios que possam albergar este tipo de componentes, estando sempre dependente da utilização de terceiros.

Face a algumas destas situações, existe a dúvida se algum dia também a Huawei venha a fornecer terceiros com os seus processadores. Pois bem, confrontada com esta possibilidade a chinesa foi inequívoca a afirmar que tal não acontecerá.

A dúvida foi colocada numa recente convenção levada a cabo pela Huawei em Xangai. Aí, numa sessão de perguntas e respostas, a empresa foi questionada para uma eventual venda dos seus Kirin a terceiros.

EMUI 6 Huawei Android Oreo
O Kirin 970 será o processador deste phablet

Em resposta, foi afirmado que o departamento de semi-condutores da empresa não está posicionado como um negócio independente. Mais ainda, não existe nenhum plano para a entrada de lucro com a venda destes componentes.

Para enfatizar ainda mais esta posição, a Huawei explica que o desenvolvimento dos processadores Kirin faz parte de algo maior. Estes são produzidos com o intuito de equipar os seus próprios produtos e servir como um fator diferenciador da concorrência.

Os Kirin não serão vistos em lado algum que não nos smartphones Huawei

Para que não surjam quaisquer mal-entendidos, a Huawei afirma ainda que empresas como a Qualcomm ou MediaTek são vistas como fornecedoras. Isto para dizer que não só os Kirin serão usados nos equipamentos da empresa chinesa.

O mais recente produto do departamento de semi-condutores da Huawei dá pelo nome de Kirin 970. Este é o processador que equipa smartphones como os Huawei P20 ou Huawei Mate 10 e que possui capacidades ímpares no campo da Inteligência Artificial.

Para o futuro, está já prometido o novo Kirin 980. Este deu já um ar de sua graça na plataforma AnTuTu com uma incrível pontuação de 356.819 pontos. Este estabeleceu um novo recorde na plataforma, o que é já um excelente presságio para o desempenho deste SoC.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google pondera aquisição do departamento de saúde, a Withings da Nokia

Samsung Galaxy A5 2017 já está a receber o Android Oreo 8.0

Google Duo: Será mais fácil partilhares o ecrã numa videochamada

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018
Os melhores processadores para PC para diferentes utilizadores em 2018
Os 15 melhores telemóveis baratos que valem (realmente) a pena em 2018
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar