Kirin 990: processador do Huawei Mate 30 é oficial! E promete surpreender!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Chegou a hora da Huawei revelar de forma oficial o seu mais recente processador, o tal que chegará com o Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro. O Huawei Kirin 990 é um chip a pensar no futuro por nos oferecer uma integração direta com 5G. Ou seja, não precisa de um modem em conjunto com o processador para que tal aconteça.

De acordo com a Huawei, este Kirin 990, é 36% mais pequeno que o Snapdragon 855 e o X50 Modem para o 5G. Isto significa que para além de nos dar potência e 5G, também reduzirá o espaço dentro do telemóvel para que tal aconteça.

O processador do Huawei Mate 30 Mais potência, a mesma eficiência!

Segundo a marca, o Kirin 990 consegue oferecer a mesma eficiência do Kirin 980 (do Huawei P30 Pro, Mate 20Pro) em 4G mas oferecendo conexão em 5G. Esta conexão é rápida até dizer chega e os números surpreendem com 2.3Gbps de download e 1.25Gbps de upload. Tudo num telemóvel sem estar conectado à rede Wi-Fi. Claro que para isso, as operadoras precisam de oferecer pacotes de 5G. Em Portugal isso pode demorar uns anos.

A potência é também mais um ponto em conta. O Huawei Kirin 990 dá-nos 10% mais potência em single-core do que o conhecido Snapdragon 855. O processador que apoia a maior parte dos topo de gama em 2019.

A fotografia é também um ponto importante

A fotografia num smartphone não se faz apenas com as lentes. Aliás, o chip tem uma tarefa importante na redução de ruído, estabilização de imagem e no processamento da imagem.

A Huawei garante que o novo Kirin 990 conseguirá criar um processamento de imagem a nível de redução de ruído idêntico a uma DSLR (Reflex). Contudo, esta não é a primeira vez que ouvimos a mesma história. Ou seja, acredito que seja melhor, porém, não me parece que este processador venha a fazer tal milagre.

O Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro será o primeiro smartphone com este chip. Mais tarde, no próximo ano, deveremos ter o Huawei P30 e P30 Pro também com o mesmo processador. Os terminais terão uma valor alto. Pelo menos se seguirem a mesma ideologia dos antecessores. Contudo, também a Honor, submarca da Huawei, utilizará este chip. E esses smartphones terão um valor bem mais em conta.

Em suma, o que precisas de saber é que sempre que ouvires falar do Kirin 990, estaremos a falar de um chip com 5G integrado, super eficiente e capaz de surpreender a nível fotográfico.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus revela o comando da sua OnePlus TV
  • Puma lança primeiro smartwatch com Wear OS: conhece-o
  • OnePlus 7 Pro: câmara ganha nova vida com o Android 10
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.