Kirin 980 da Huawei continuará a utilizar gráficas da ARM

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Corre a palavra de que a Huawei se encontra a desenvolver o seu novo processador de topo Kirin 980. Este deverá estrear-se nos próximos topos de gama Huawei Mate 20 e 20 Pro que deverão ser desvendados em outubro.

Este costuma ser o calendário da empresa chinesa. O seu mais recente processador topo de gama tem por hábito chegar ao mercado no outono de cada ano com a nova geração Mate. No entanto, isto coloca-o um passo atrás dos seus concorrentes.

Vê ainda: Tens de experimentar: ‘Asphalt 9 Legends’ chegou ao Android e ao iPhone

Repara que o Qualcomm Snapdragon 845 foi desvendado em dezembro de 2017. O novo Apple A12 será desvendado em setembro, mas espera-se que o mesmo venha a inspirar o Snapdragon 855 que será desvendado no final deste ano.

Já o Kirin 980 poderá ter uma performance semelhante à do SND 845. Claro que isto ainda não pode ser aferido com certeza, mas é algo que se tem passado ao longo dos últimos anos.

Kirin 980 da Huawei não irá utilizar uma GPU própria

Do pouco que sabemos sobre o novo processador da Huawei é que o mesmo será composto por oito núcleos de processamento. No seu interior encontrar-se-ão quatro núcleos Cortex-A56 e outros tantos Cortex-A77.

Os rumores que surgiram esta semana sustentavam ainda que a Huawei estaria a preparar uma GPU própria para este processador. Esta informação foi levantada pela imprensa chinesa, mas que agora vem ser refutada pelo conhecido Ice Universe.

Segundo ele, estas informações não passam de um mero engodo. Ele é drástico ao ponto de afirmar que tal é fruto de uma ideia que um grupo de fanáticos teve assim do nada. Diz ainda que a imprensa chinesa gosta de inventar rumores, especialmente sobre esta empresa.

Assim sendo, ele refere que o novo Kirin 980 irá continuar a utilizar gráficas (GPU) da sua parceira ARM. Empresa que tem já uma parceria de longa data estabelecida com a Huawei para o desenvolvimento de semi-condutores.

Neste momento, não podemos afirmar qual das partes está a falar verdade. É um diz que não diz que apenas poderá ser devidamente esclarecido com um comunicado oficial da parte da Huawei.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Motorola Moto C2 e Motorola One Power serão apresentados em breve

Nokia Phoenix pode chegar no fim do ano com o Snapdragon 710

Apple iPhone com ecrã LCD poderá chegar às lojas só em outubro

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.