Depois da aposta nos SUV de sete lugares elétricos com o premiado EV9, a KIA voltou a surpreender com uma versão ‘off-road’ deste modelo.
Para já não passa de um concept car para a realidade elétrica, mas o EV9 ADVNTR aponta alguns dos caminhos que o fabricante coreano poderá trilhar neste segmento, quer ao nível do design, quer da plataforma usada.
O modelo foi agora apresentado ao vivo durante a edição de 2024 do SEMA Show de Las Vegas, a decorrer até ao final do dia de hoje, sexta-feira.
Elétrico mais ‘musculado’
De acordo com informações do próprio fabricante, o ADVNTR continua a estar baseado na plataforma de ‘3 filas’ usada no EV9, com sete lugares. As diferenças surgem sobretudo no reforço dos painéis das embaladeiras e na elevação em 3” da suspensão, em combinação com novas jantes e pneus “para maximizar a capacidade todo-o-terreno do veículo”.
Ao conjunto a Kia adicionou ainda uma barra de tejadilho personalizada, preparada para acomodar desde malas de viagem a pranchas de desatolamento e a tendas de tejadilho - “que transformam o EV9 ADVNTR numa máquina perfeita para escapadelas ao ar livre” argumenta a Kia.
O aspeto ‘off-road’ deste ADVNTR fica completo com a aplicação de barras de luz adicionais no tejadilho, à frente e atrás, bem como na zona do capot.
Sobre a componente mais técnica deste concept todo-o-terreno elétrico, faltam informações oficiais a Kia sobre a motorização e bateria. No entanto, o site Green Car Reports avança que o ADVNTR poderá assumir uma configuração semelhante à usada nas versões de quatro rodas motrizes do EV9: plataforma E-GMP (partilhada com a Hyundai), motor duplo de 379 cv, bateria de 99.8-kwh e uma autonomia estimada ligeiramente abaixo dos 450 KM.
Apesar da recente apresentação do protótipo em Las Vegas e das informações avançadas pela imprensa especializada, a Kia não tem, para já, planos conhecidos para lançar o EV9 ADVNTR.