Em Janeiro, a Kia anunciava que a chegada do seu modelo elétrico mais barato estava para muito breve. Nas últimas horas, a promessa foi cumprida e o Kia EV2 foi, finalmente, desvendado no Salão Automóvel de Bruxelas.
Passa então a ser oficialmente o automóvel elétrico mais pequeno e acessível da Kia na Europa. A chegada está prevista já no primeiro trimestre do ano.
Apesar de ainda não ter sido avançado o preço, há uma forte convicção de que a versão de entrada não chegará aos 30 mil euros, podendo cifrar-se em torno dos 25 mil euros.
O que esperar do EV2?

O Kia EV2 pretende rivalizar diretamente com o Renault 4 E-Tech ou o BYD Atto 2. A marca sul-coreana cumpriu a promessa feita aquando da apresentação do concept, mantendo praticamente inalterado o design robusto e moderno. As linhas direitas, a postura sólida e o posicionamento baixo dos farolins traseiros transitam quase integralmente para a versão de produção.
Também as dimensões confirmam o foco urbano do modelo: 4,06 metros de comprimento, 1,8 metros de largura, 1,575 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,565 metros, valores típicos do segmento B-SUV.
O EV2 destaca-se desde logo pela sua incrível maleabilidade no interior. São poucos os carros que podem alternar entre quatro ou cinco lugares. Porém, este modelo da KIA fá-lo sem qualquer dificuldade. No caso de optares por quatro lugares, os bancos traseiros são deslizantes e reclináveis, permitindo alcançar até 96 cm de espaço para as pernas quando totalmente recuados, um valor que não deixa ninguém indiferente.
Tecnologia e autonomia

Quando avançados, maximizam a capacidade da bagageira, que passa de 362 para 403 litros, aos quais se juntam 15 litros adicionais no frunk. Na configuração de cinco lugares, a bagageira mantém-se nos 362 litros.
O EV2 chega com três ecrãs, com dois painéis de 12,3 polegadas para instrumentação e infoentretenimento, complementados por um ecrã de 5,3 polegadas dedicado à climatização.
Ficará disponível com duas baterias: 42,2 kWh, com autonomia até 317 km WLTP, e 61 kWh, que permite alcançar até 448 km. O motor elétrico debita 108 kW (147 cv) em ambas as versões. O carregamento rápido dos 10% aos 80% demora 30 minutos.
