Kernel do Xiaomi Mi A1 baseado no Android Oreo já está disponível

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Xiaomi Mi A1 é um dos mais recentes sucessos da empresa chinesa. Este é o primeiro smartphone da marca lançado ao abrigo do programa Android One. Programa ressuscitado recentemente pela Google com novas parceiras e que já levou o Android Oreo até a este smartphone antes de 2017 terminar.

Esta é a principal virtude do programa supra-referido. Atualizações geridas pela própria Google, o que significa equipamentos atualizados a tempo e horas. Para além de que todos os smartphones ao abrigo deste programa possuem uma interface limpa, tal como a empresa americana aplica nos seus Pixel.

Vê ainda: GitHub.

Mais uma vez, a empresa chinesa demora a cumprir uma das imposições da GPLv2. Uma norma que obriga toda e qualquer construtora Android a disponibilizar o kernel do software utilizado nos seus equipamentos.

Kernel do Xiaomi Mi A1 para o Android Oreo já está no GitHub

O cumprimento desta norma tem especial importância numa das principais bases do sistema operativo criado pela Google. É apenas com base neste código que qualquer desenvolvedor consegue criar as suas ROM´s e modificações para o Android. Todo e qualquer entusiasta da personalização deste SO está de mãos atadas enquanto que o kernel não for público.

Situação semelhante havia sucedido no passado recente. A Xiaomi demorou quase meio ano para disponibilizar o kernel do seu Xiaomi Mi A1 referente à versão Nougat. Cumpre salientar que tal aconteceu em janeiro deste ano, já o smartphone estava a receber o Android Oreo.

Agora, cumpre-se a obrigação da empresa relativamente à mais recente versão de software do seu smartphone. A partir de hoje poderão começar a surgir ROM´s customizadas para o Mi A1.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Oppo R15: Irmão do OnePlus 6 será apresentado a 31 de março

Samsung Galaxy S9, agora com AR Emoji’s da Mickey e Minnie

Apple – Nova publicidade para iPhone frisou mais um “bug” do iOS 11

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.