Já podes descarregar aqui o Kernel do Motorola Moto G5S

Rui Bacelar
Motorola Moto G5S Kernel
Já poderás descarregar o Kernel do smartphone

A Motorola Mobility acabou de disponibilizar o Kernel oficial para a última compilação de firmware (software de sistema) baseado no Android Nougat para o seu Motorola Moto G5S, colocado este ficheiro na plataforma GitHub cujo link para download poderás encontrar mais abaixo, no artigo.

Vê ainda: OnePlus 5T – Nova imagem ilustra o sonho de qualquer fã

Quantidade sobre qualidade...este parece ser o novo lema da Moto agora que está sob o comando da Lenovo a marca tem lançado vários smartphones por ano. Só em 2017 tivemos um total de 12 novos equipamentos (e o ano ainda não acabou). Agora, para os programadores temos uma boa novidades.

A marca agora detida pela Lenovo tem demorado mais do que o habitual a publicar este tipo de informação crucial para que todo e qualquer desenvolver independente possa alterar e construir novas ROM's para este Moto G5S.

Note-se que o código Kernel que acaba de ser publicado tem por base a última build baseada no Android 7.1 Nougat e que já foi disponibilizada para o público há algum tempo. Só agora é que chega ao domínio público.

Antes de mais, afinal o que é o código Kernel e porque é que ele é tão importante para os developers?

O Kernel é um componente do sistema operativo, uma das suas partes integrantes mas acaba por ficar tão escondido que a maioria dos utilizadores nunca ouviu sequer falar nele.

Em parte isto deve-se à sua importância para o funcionamento do sistema operativo e do smartphone e convém afastar os olhares curiosos ou inexperientes para que não aconteçam acidentes.

Smartphone ou PC, estas máquinas podem dividir-se sucintamente em duas camadas. Hardware (componentes físicos) e software (o sistema operativo, programas, componentes não palpáveis).

É aqui que o Kernel entra, ele é o mediador entre estas duas camadas. É ele que gera a interação entre o software e o hardware, que conjuga a máquina com o código.

Kernel Motorola Moto E4 Motorola Moto Z Play Kernel
Esquema representativo do funcionamento do Kernel - Crédito: Wikipédia

É o Kernel que gere os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles. É parte vital, sem a qual nenhum programador pode criar novas Apps e programas para o respectivo dispositivo.

Motorola Moto G5S continua a ser um dos melhores smartphones da marca

Elucidado agora este conceito, voltemos à Motorola que normalmente costuma lançar logo o Kernel escassas semanas após o lançamento do produto.

Desta vez demorou um pouco mais com o Motorola Moto G5S. Bastante mais aliás mas se fores um desenvolvedor já poderás começar a trabalhar e a desenvolver Apps e ROM's.

O Motorola Moto G5S foi apresentado juntamente com o Moto G5S Plus no Brasil, no evento de São Paulo no dia 24 de agosto. Entretanto, a marca terá confirmado que ambos os dispositivos receberão logo que possível o Android Oreo, a última versão deste sistema operativo da Google.

Kernel Root TWRP Android Xiaomi Mi A1 Android Oreo Motorola Moto G5s Moto G5s Plus
Os Moto G5s e Moto G5s Plus já chegaram ao Brasil

Sólido, robusto, fiável e com uma grande bateria, é potente e mesmo assim não vai arruinar as tuas poupanças. O dispositivo recebeu várias críticas pelo seu lançamento e mesmo a sua existência é posta em causa pois o G5 e G5 Plus haviam sido lançados há relativamente pouco tempo, mais concretamente no Mobile World Congress Barcelona em fevereiro de 2017.

Características do Motorola Moto G5S

  • Ecrã / Tela: 5.2 polegadas IPS LCD
  • Resolução: Full-HD 1920 x 1080 pixels 424 ppi
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 430 octa-core a 1.4GHz
  • Gráfica: Adreno 505
  • RAM: 3GB
  • Memória Interna: 32GB expansíveis por cartão microSD até 128GB
  • Câmara principal de 16MP com abertura de f/2.0
  • Câmara frontal de 5MP wide-angle com abertura de f/2.0
  • Bateria de 3000mAh com carregamento rápido TurboPower
  • Bluetooth 4.2
  • SO: Android 7.1 Nougat

O Kernel baseado no Android Oreo só deverá ser publicado pela construtora após este firmware ser distribuído para todos os utilizadores. Para já os programadores terão que se contentar com o Kernel baseado no Android 7 para criarem as suas ROM's e / ou Apps para este dispositivo.

Kernel do Motorola Moto G5S – Download via Github

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, utilizas um destes Motorola Moto G5S? Como tem sido a tua experiência de utilização com este belo Motorola?

Outros assuntos relevantes:

YouTube para Android poderá ter reprodução automática na página inicial

Huawei Mate 10 Pro poderá chegar acompanhado por smartpen

Samsung – Crise interna contrasta com a crescente saúde das suas contas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).