Já podes descarregar aqui o Kernel do Motorola Moto E4

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Após os mais de dois meses de espera a Motorola finalmente disponibilizou todo o código Kernel do seu novo smartphone de gama de entrada, económico, simples e fiável, o Motorola Moto E4 para que qualquer desenvolvedor independente possa começar a desenvolver Custom ROM's para este smartphone.

Vê ainda: Google Play Store com 30 Apps temporariamente gratuitas para Android

Mas, afinal o que é o código Kernel e porque é que ele é tão importante para os developers?

O Kernel é um componente do sistema operativo, uma das suas partes integrantes mas acaba por ficar tão escondido que a maioria dos utilizadores nunca ouviu sequer falar nele.

Em parte isto deve-se à sua importância para o funcionamento do sistema operativo e do smartphone e convém afastar os olhares curiosos ou inexperientes para que não aconteçam acidentes.

O que é o Kernel, isto que a Motorola acabou de disponibilizar?

Smartphone ou PC, estas máquinas podem dividir-se sucintamente em duas camadas. Hardware (componentes físicos) e software (o sistema operativo, programas, componentes não palpáveis).

É aqui que o Kernel entra, ele é o mediador entre estas duas camadas. É ele que gera a interação entre o software e o hardware, que conjuga a máquina com o código.

É o Kernel que gere os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles. É parte vital, sem a qual nenhum programador pode criar novas Apps e programas para o respectivo dispositivo.

Elucidado agora este conceito, voltemos à Motorola que normalmente costuma lançar logo o Kernel escassas semanas após o lançamento do produto. Desta vez demorou um pouco mais com o Motorola Moto E4. Bastante mais aliás mas se fores um desenvolvedor já poderás começar a trabalhar e a desenvolver Apps e ROM's.

Todos os ficheiros necessários, relativos ao Motorola Moto E4 podem ser encontrados com o formato (extensão) tar.gz e também sob a forma de um ficheiro "zipado" (ficheiro .zip). Portanto se estiveres interessado em desenvolver algum novo software para este Motorola Moto E4 já podes descarregar, Github os ficheiros necessários.

Kernel do Motorola Moto E4 - Download via Github

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, utilizas um destes novos smartphones económicos da marca? Como tem sido a tua experiência de utilização? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy S9 será lançado em conjunto com Galaxy S9 Plus

LG – 5 smartphones Android ficaram sem atualizações de segurança

Moto Snap Polaroid Insta-Share imprime na hora as fotos do teu Motorola

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.