Jovem de 17 anos constrói reator nuclear para qualificação no Ensino Secundário

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Um estudante italiano de ensino secundário, de 17 anos, criou um projeto e tanto: ele construiu um reator de fusão nuclear. A excelente execução do projeto rendeu ao estudante não apenas as melhores notas, como também um estágio antes da universidade e da oportunidade de apresentar o seu trabalho no Festival de Ciências de Cambridge.

O projeto do estudante

jovem cria reator nuclear
Estudante Cesare Mencarini construiu um reator de fusão nuclear (Imagem: Divulgação / via Instagram da Cardiff Sixth Form College's Cambridge)

Para termos uma noção de como o jovem Cesare Mencarini pensou em grande quando escolheu o seu projeto de conclusão do Ensino Secundário um reator de fusão nuclear é uma instalação que busca reproduzir as reações de fusão que ocorrem no interior das estrelas, como o Sol, para gerar energia.

Após ver um vídeo no YouTube, Mencarini decidiu aprender habilidades elétricas e de codificação para construir o reator, para o qual precisaria criar plasma quente o suficiente para gerar neutrons. Mas havia muitos desafios pela frente, conforme reportou a página IFL Science.

Além das limitações de design, Mencarini tinha um orçamento de pouco mais de US$ 6.500 (~5810€) disponibilizado pela Cardiff Sixth Form College's Cambridge. Algumas partes dos reatores, o jovem conseguiu que fossem feitas sob medida. Já a codificação e os controles foram hospedados num sistema Raspberry Pi.

"Tive que adaptar o design para caber no orçamento e meu objetivo é encorajar outros jovens a desenvolver ideias e pensar sobre como podemos melhorar nosso mundo e ser inovadores. O propósito do reator é produzir as condições necessárias para que a fusão aconteça. No entanto, como não podemos obter a mesma pressão alcançada pela gravidade do próprio Sol aqui, temos que usar uma alta voltagem para aquecer os átomos o suficiente", disse Mencarini numa declaração.

Mencarini conseguiu criar o plasma, mas não chegou a atingir a fusão, como seria esperado. Considerando-se que realmente atingir a fusão numa reação em larga escala financiada nacionalmente passa por muitos desafios, chegar tão longe quanto ele chegou é extremamente impressionante para um estudante do Ensino Secundário. Não à toa, o seu trabalho não passou despercebido.

Mas não foi perigoso?

jovem cria reator nuclear
O jovem partilhou publicamente um vídeo da construção do reator através do drive

O trabalho de Mencarini impressionou o Dr. Yannick Verbelen, um associado sénior da Universidade de Bristol. Verbelen ofereceu um estágio para o jovem no próximo ano, antes de ele seguir para os seus estudos no Ensino Superior. Mencarini planeia formar-se em engenharia e pretende inscrever-se na universidade durante o seu ano de trabalho em Bristol.

Quando questionado sobre os possíveis riscos que o seu trabalho representou, por tratar-se de um reator nuclear, o estudante admitiu que a instituição demonstrou preocupação.

“A faculdade estava inicialmente preocupada que este projeto, que eu também usei para o meu EPQ, fosse perigoso. No entanto, fizemos avaliações de risco completas e a equipa tem sido muito solidária", explicou.

O Dr. Julian Davies, chefe do Cardiff Sixth Form College Cambridge, revelou que o projeto, descrito por ele como "extremamente empolgante" levou 1 ano e meio para ser feito. Davies ainda destacou que a instituição que proporcionar aos seus alunos a oportunidade de trabalhar em projetos que os interessem, "bem como ensiná-los a passar em exames e a ser corajosos para permitir que assumam riscos e desenvolvam projetos que sejam aplicáveis a situações da vida real".

"Cesare tem sido excelente em sua ética de trabalho e, sem dúvida, causará um impacto significativo na indústria de energia no futuro", complementou Davies.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.