Uma nova iniciativa do Governo promete dar aos jovens portugueses mais acesso a informação. Chama-se Programa de Oferta de Assinaturas Digitais e, como o nome indica, vai permitir que todos os que têm entre 15 e 18 anos (inclusive) possam subscrever gratuitamente, durante um período de dois anos, a edição digital de um jornal ou revista de referência nacional.
O objetivo é incentivar a leitura, promover a literacia mediática e digital, e ajudar a combater a desinformação. A lista de publicações periódicas à escolha é bastante completa e abrange tanto títulos generalistas como económicos.
Podes optar por uma assinatura digital de dois anos para o Correio da Manhã, Diário de Notícias, ECO, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Observador, Público, Sábado, Vida Económica ou Visão. A escolha é tua e o custo é zero para ti, pois o valor da assinatura é totalmente suportado pelo Estado.
O processo é bastante simples e pode ser realizado online
Para agarrares esta borla, o processo é simples e feito online. Precisas de aceder ao Portal gov.pt (o portal do cidadão do Estado Português). Uma vez lá, terás de te autenticar usando o teu Cartão de Cidadão (com os respetivos códigos PIN e um leitor de cartões) ou através da tua Chave Móvel Digital.
Após a autenticação bem-sucedida, poderás escolher qual o jornal ou revista que queres receber em formato digital durante os próximos dois anos. Mas atenção: a inscrição é individual e cada jovem só pode aderir a uma única publicação. O prazo para te inscreveres neste programa e garantires os teus dois anos de leitura gratuita vai até 31 de dezembro de 2025.
Esta medida faz parte do Plano de Ação para a Comunicação Social e é promovida pelos Ministérios da Juventude e Modernização, dos Assuntos Parlamentares e da Educação, Ciência e Inovação. A coordenação do programa está a cargo da estrutura de missão #PortugalMediaLab, com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) a gerir a plataforma eletrónica de adesão.