Jony Ive deixa a Apple: conhece as suas 10 principais criações

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

Esta quinta-feira Jony Ive anunciou que vai sair da Apple no final do ano para criar a sua própria empresa. O chefe da equipa de design chegou à empresa da maça em 1992, e é o responsável máximo pelo design dos produtos da Apple nos últimos anos.

Entre as criações mais conhecidas estão o iPhone, iPad, iPod e iMac. Mas em mais de 20 anos de casa, foram muitos os produtos com o seu cunho. Para teres uma ideia do impacto de Jony Ive na Apple como a conhecemos, trazemos-te 10 dos seus mais populares produtos.

1. iMac G3 (lançado em 1998)

Numa altura em que todos os computadores pareciam a mesma coisa, o designer decidiu que era altura de colorir as coisas. Primeiramente lançado em Azul, viria a ter mais 10 cores. Um dos grandes interesses do plástico translúcido da sua construção é que permitia ver o seu interior. Foi o primeiro computador da Apple com portas USB.

2. iBook G3 (lançado em 1999)

Os padrões translúcidos e coloridos chegaram a mais produtos, como é o caso do iBook G3. Com um ecrã de 12.1 polegadas e um teclado generoso, quando fechado parecia uma mala de mão. Trazia até uma pega para facilitar o seu transporte.

3. iBook G4 (lançado em 2000)

O design deste produto é mais clássico, e rompia com o aspeto colorido do modelo anterior. Embora mais volumoso que o seu antecessor, os cantos arredondados davam alguma sobriedade ao seu design.

4. iPod (lançado em 2001)

Até pode não ter sido o primeiro leitor de MP3, mas tornar-se-ia a referência neste setor. O seu design simplista e a “mágica” roda para o scroll, tornavam a navegação muito fluida. Se o iPhone viria a matar o iPod, este também matou o leitor de CDs portátil no seu tempo.

5. iMac G5 (lançado em 2004)

Podemos dizer sem problemas que este modelo é o primeiro exemplo daquilo em que os iMacs se viriam a tornar. Com a sua popular “stand” e um ecrã bastante generoso, 15 anos depois é ainda uma referência em termos estéticos para os atuais modelos.

6. iPod Mini (lançado em 2004)

Mais pequeno, mais barato e em várias cores – assim era o iPod Mini. Com um design bastante elegante, trouxe a "roda com clique", que aprimorava a navegação do modelo original. O iPod Nano, ainda mais pequeno, viria a ser lançado no ano seguinte.

7. iPhone (lançado em 2007)

Este é o produto de maior impacto da Apple, e uma referência no setor. Era um telefone, um iPod e um mini-computador que permitia ligação à internet na palma da mão. O iPhone revolucionou a forma como acedemos à informação, e pode dizer-se que foi grande impulsionador dos smartphones como os conhecemos.

8. iPad (lançado em 2010)

A Apple não foi a primeira, mas foi também a impulsionadora do mercado de tablets. Ao início podia parecer apenas um iPhone grande, mas viria a tornar-se uma das poucas referências neste setor. Quantas vezes não ouvimos a palavra “iPad” quando alguém se referia a um qualquer tablet?

9. iOS 7 (lançado em 2013)

Jony Ive esteve bastante envolvido no desenvolvimento do iOS 7. Esta versão foi um ponto de viragem no sistema operativo, dando-lhe um aspeto mais moderno que ainda hoje é referência. O grande objetivo do iOS 7 era a simplicidade, e foi conseguido.

10. Apple Watch (lançado em 2014)

Para a altura, o Apple Watch era dos relógios inteligente mais bem desenhados do mercado. Ainda assim, chegou com um preço e uma bateria que não agradou a muita gente. Cada vez mais uma referência no segmento dos wearables, o Apple Watch é cada vez mais um dispositivo completo e independente.

Estes e outros produtos de relevo tiveram o cunho de Jony Ive. O designer foi um aliado importante de Steve Jobs e Tim Cook, mas vai sair no final deste ano para criar a sua empresa Loveform. O designer vai continuar ligado à Apple, já que a empresa da maçã já garantiu que será a sua primeira cliente.

Sabe mais sobre a saída de Jony Ive da Apple

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.