Jony Ive deixa a Apple: conhece as suas 10 principais criações

Bruno Coelho
Comentar

Esta quinta-feira Jony Ive anunciou que vai sair da Apple no final do ano para criar a sua própria empresa. O chefe da equipa de design chegou à empresa da maça em 1992, e é o responsável máximo pelo design dos produtos da Apple nos últimos anos.

Entre as criações mais conhecidas estão o iPhone, iPad, iPod e iMac. Mas em mais de 20 anos de casa, foram muitos os produtos com o seu cunho. Para teres uma ideia do impacto de Jony Ive na Apple como a conhecemos, trazemos-te 10 dos seus mais populares produtos.

jony ive
Jony Ive (esq.) ao lado do CEO da Apple, Tim Cook (dir.)

1. iMac G3 (lançado em 1998)

Numa altura em que todos os computadores pareciam a mesma coisa, o designer decidiu que era altura de colorir as coisas. Primeiramente lançado em Azul, viria a ter mais 10 cores. Um dos grandes interesses do plástico translúcido da sua construção é que permitia ver o seu interior. Foi o primeiro computador da Apple com portas USB.

iMac G3

2. iBook G3 (lançado em 1999)

Os padrões translúcidos e coloridos chegaram a mais produtos, como é o caso do iBook G3. Com um ecrã de 12.1 polegadas e um teclado generoso, quando fechado parecia uma mala de mão. Trazia até uma pega para facilitar o seu transporte.

iBook G3

3. iBook G4 (lançado em 2000)

O design deste produto é mais clássico, e rompia com o aspeto colorido do modelo anterior. Embora mais volumoso que o seu antecessor, os cantos arredondados davam alguma sobriedade ao seu design.

iBook G4

4. iPod (lançado em 2001)

Até pode não ter sido o primeiro leitor de MP3, mas tornar-se-ia a referência neste setor. O seu design simplista e a “mágica” roda para o scroll, tornavam a navegação muito fluida. Se o iPhone viria a matar o iPod, este também matou o leitor de CDs portátil no seu tempo.

iPod 2001

5. iMac G5 (lançado em 2004)

Podemos dizer sem problemas que este modelo é o primeiro exemplo daquilo em que os iMacs se viriam a tornar. Com a sua popular “stand” e um ecrã bastante generoso, 15 anos depois é ainda uma referência em termos estéticos para os atuais modelos.

iMac G5

6. iPod Mini (lançado em 2004)

Mais pequeno, mais barato e em várias cores – assim era o iPod Mini. Com um design bastante elegante, trouxe a "roda com clique", que aprimorava a navegação do modelo original. O iPod Nano, ainda mais pequeno, viria a ser lançado no ano seguinte.

iPod Mini

7. iPhone (lançado em 2007)

Este é o produto de maior impacto da Apple, e uma referência no setor. Era um telefone, um iPod e um mini-computador que permitia ligação à internet na palma da mão. O iPhone revolucionou a forma como acedemos à informação, e pode dizer-se que foi grande impulsionador dos smartphones como os conhecemos.

iPhone

8. iPad (lançado em 2010)

A Apple não foi a primeira, mas foi também a impulsionadora do mercado de tablets. Ao início podia parecer apenas um iPhone grande, mas viria a tornar-se uma das poucas referências neste setor. Quantas vezes não ouvimos a palavra “iPad” quando alguém se referia a um qualquer tablet?

ipad

9. iOS 7 (lançado em 2013)

Jony Ive esteve bastante envolvido no desenvolvimento do iOS 7. Esta versão foi um ponto de viragem no sistema operativo, dando-lhe um aspeto mais moderno que ainda hoje é referência. O grande objetivo do iOS 7 era a simplicidade, e foi conseguido.

iOS 7
iOS 7 (dir.) foi um grande avanço estético face à versão anterior (esq.)

10. Apple Watch (lançado em 2014)

Para a altura, o Apple Watch era dos relógios inteligente mais bem desenhados do mercado. Ainda assim, chegou com um preço e uma bateria que não agradou a muita gente. Cada vez mais uma referência no segmento dos wearables, o Apple Watch é cada vez mais um dispositivo completo e independente.

apple watch

Estes e outros produtos de relevo tiveram o cunho de Jony Ive. O designer foi um aliado importante de Steve Jobs e Tim Cook, mas vai sair no final deste ano para criar a sua empresa Loveform. O designer vai continuar ligado à Apple, já que a empresa da maçã já garantiu que será a sua primeira cliente.

Sabe mais sobre a saída de Jony Ive da Apple

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.