Em certa altura em 2014 parecia que todas as fabricantes estavam dispostas a fazer o seu próprio Sistema Operativo. O SailFish OS foi bastante falado aqui por nós e claro quando estivemos na MWC15 em Barcelona, não perdemos a oportunidade de fazer o hands-on nesta misteriosa tablet.
A Jolla tablet era um projeto arriscado mas aparentemente capaz. A sua capacidade de persuadir pessoas fez com que o mais de 20 mil pessoas apoiassem a causa no Indiegogo dando à empresa mais de 2.5 Milhões para lançar um tablet com um novo SO.
A empresa viu-se atada com problemas financeiros todo o 2015 e depois de muitas promessas, só saíram 540 tablets para o mercado. Hoje a empresa vem oficialmente cancelar o projeto e informar que começarão a fazer o reembolso de quem acreditou neles em breve.
Tenho de admitir que via grandes possibilidades neste SO e na tablet em si, as funcionalidades era super interessantes e foi uma pena ter acabao em águas de bacalhau.
O smartphone Fairphone 2 com Sailfish OS 2.0 continua a estar em pré-venda e espero honestamente que não tenha desistido do promissor SO.
Talvez queiras ver:
- O que esperar da #MWC16 | Diz-nos também o que queres ver!!!
- À procura de um presente tecnológico para o São Valentim? Estas são as nossas sugestões!
- Concept do Galaxy S7 Plus aparece em vídeo