Cuidado: Alguns jogos na Play Store e App Store querem invadir a tua privacidade

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Quem é que não gosta de uma quantidade de jogos no seu smartphone? A Google Play Store e a App Store são os locais mais importantes para o efeito. Mas aparentemente nem todos os jogos são seguros, aliás, seguros são. Tens apenas de tomar cuidado com o que aceitas.

56 aplicações gratuitas para o teu Android

O CEO de Alphonso indicou que apenas ouve o barulho que sai da TV ou rádio. Mesmo assim temos de nos questionar seriamente face ao que se está a passar.

Os jogos e este software não fazem com que tudo isto seja ilegal porque solicita ao utilizador que possam aceder ao seu microfone. Ou seja, o utilizador terá que dizer que "sim".

Estás a ver aqueles pequenos pop-ups que aparecem quando abres a app pela primeira vez? "A App quer aceder aos teus contactos", "Quer aceder à tua câmara"... Pois bem, o jogo quando aberto pela primeira vez pergunta se pode aceder ao teu microfone. Mesmo que o jogo não necessite.

São mais de 1000 jogos na Play Store e App Store com este software

Ashish Chordia, CEO da Alphonso, referiu ao New York Times que são mais de 1000 jogos que utilizam o seu software. Mais tarde, os desenvolvedores podem vender as informações a empresas de publicidade de forma a enviar publicidades mais direcionadas aos teus gostos.

Embora se insista que Alphonso faz apenas um "Shazam" do que se passa na televisão ou à tua volta e que não grava vozes da sala e dos utilizadores, temos de estar atentos às autorizações que oferecemos às aplicações.

Assim sendo, a próxima vez que uma aplicação pedir autorizações para a câmara, microfone e contactos, pensa duas vezes se realmente essa app precisa dessas funcionalidades.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Kodi Media Player finalmente chegou à Microsoft XBox One

Apple – HTC e Motorola não abrandam os Android devido à bateria

Xiaomi apresenta “Yeelight Speaker”, a coluna com ALEXA

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.