Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Os 22 melhores jogos de estratégia para PC em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 17 min.

O PC é a melhor plataforma para usufruir dos jogos de estratégia, com vários subgéneros a enriquecer o setor. Foi por isso que escolhemos os melhores jogos de estratégia para PC para que possas reviver, ou construir o teu marco na História.

A seleção tem por base critérios como a classificação dos jogos pela crítica, vários períodos históricos, estilo, gráficos, desafios para o jogador e requisitos mínimos para que possa ser jogado no melhor computador, ou num PC fraco.

1. Crusader Kings III

Tipo de jogo: RTS | Estratégia | Geral
Estúdio: Paradox Interactive

O novo capítulo de uma das melhores franquias de jogos de estratégia para PC vem ampliar os que de melhor se faz neste género para fãs de estratégia enquadrada na história medieval. Agarra este novo desafio e guia o herdeiro ao trono até à vitória.

Este jogo de estratégia para PC está otimizado para tirar partido dos melhores gráficos possíveis, ao passo que a ação é concentrada na construção de um legado para a tua família nobre. Deixa-te envolver pela atmosfera do jogo e garante o teu lugar na História.

Página do Crusader Kings III na STEAM

2. Total War: WARHAMMER III

Tipo de jogo: RTS | Estratégia | Fantasia
Estúdio: Creative Assembly

O Warhammer III é o melhor jogo de estratégia e fantasia da atualidade. A mecânica que nos foi introduzida com os primeiros Total War é aqui ampliada novamente num mundo de magia e malícia, o Realm of Chaos ou Reino do Caos.

Há várias fações / espécies que podes escolher, cada qual com mecânicas, personagens e atributos únicos numa luta incessável pela supremacia num mundo imperdoável. A estratégia com batalhas em tempo real e gráficos de prender a respiração são inegáveis.

Página do Total War: WARHAMMER III na STEAM

3. Sid Meier’s Civilization VI

Tipo de jogo: TBS | História
Estúdio: Firaxis Games

A franquia Sid Meier’s Civilization tem os mais ambiciosos, senão mesmo os melhores jogos de estratégia para PC e mais plataformas. O objetivo é desenvolver uma civilização desde os primórdios da humanidade até à conquista mundial.

Existem várias condições e cenários de vitória, desde a conquista militar, superioridade tecnológica, ou influência cultural. A mecânica do jogo consiste em ação por turnos e permite ao jogador reviver váras eras, da Antiguidade à Era Espacial.

As infinitas possibilidades tornam-no num dos melhores jogos de estratégia da atualidade. Recomendamos também as expansões Rise and Fall e a Gathering Storm aumentam a jogabilidade com ênfase na macro gestão e História.

Página do Sid Meier’s Civilization VI na STEAM

4. Total War: Three Kingdoms

Tipo de jogo: RTS e TBS | História
Estúdio: The Creative Assembly

O período dos Três Reinos viu a China antiga mergulhar numa era de desunião e guerra constante. Desde a queda da dinastia Han no início do século III à implementação da dinastia Jin (190 a 280 DC), o jogo capta a essência beligerante.

Aclamado pela crítica, o Three Kingdoms tem mecânicas de jogo aprimoradas e elementos de narrativa que o tornam num dos melhores jogos de estratégia para PC. Conquista cidades, controla regiões e move-te entre os poderosos generais!

As ligações sociais dão uma nova textura e profundidade à política e diplomacia, abrançando o jogador como nunca antes na franquia Total War. Tens várias expansões, packs de unidades e DLCs já disponíveis para maximizar este jogo.

Página do Three Kingdoms na STEAM

5. Command & Conquer Remastered Collection

Tipo de jogo: Miscelânea | Guerra Moderna
Estúdio: Petroglyph

O Command & Conquer e o Red Alert estão disponíveis num combo preparado para gráficos 4K com a mecânica e estratégia que cativaram gerações de jogadores. Temos três novas expansões incluídas neste pacote que nos entrega muito valor.

O bundle inclui também um novo editor de mapa, história adicional, além de 7 horas de música otimizada para as exigências atuais dos jogadores. É um excelente pack, perfeito para explorar um dos melhores jogos de estratégia de sempre.

Página do Command & Conquer Remastered Collection na STEAM

6. Company of Heroes 3

Tipo de jogo: RTS | Estratégia | Guerra Moderna
Estúdio: Relic Entertainment

O teatro de guerra do Mediterrâneo é o principal palco de ação e operações em Company of Heroes 3, otimizado em todos os sentidos com novos visuais, mapas de maiores dimensões e realismo acrescido. O foco permanece na ação em tempo real.

Agarra a oportunidade de liderar a história e conduzir uma das grandes nações, ou um dos grandes blocos à vitória neste jogo de estratégia baseado na Segunda Guerra Mundial perfeito para jogar no PC.

Página do Company of Heroes 3 na STEAM

7. XCOM 2

Tipo de jogo: RTS | Fantasia
Estúdio: 2K Games

A jogabilidade, ambiente e atmosfera envolvente pautam este jogo de estratégia em tempo real ambientado num futuro distópico em que corremos o risco de extinção. É um dos melhores jogos de esquadrão, guerra, sobrevivência e ficção científica.

A Terra é dominada por aliens que prometem um futuro brilhante para o Homem, mas escondem um objetivo sinistro. O jogador está no papel do líder de uma minúscula força de guerrilha. O objetivo é eliminar a ameaça alienígena e salvar a humanidade.

O jogo recebeu várias atualizações, a expansão War of the Chosen e quatro DLCs principais, os Resistance Warrior Pack, Anarchy’s Children, Alien Hunters, Shen’s Last Gift, Tactical Legacy Pack, todos incluídos no pacote Collection.

Página do XCOM 2 na STEAM

8. Marvel’s Midnight Suns

Tipo de jogo: Estratégia | Fantasia | TBS
Estúdio: 2K Games

Após vários séculos de paz, Lilith, a mãe dos Demónios foi reanimada e invocada pela Hydra através de rituais de magia negra e ciência à mistura. Esta é a principal antagonista que evocará toda a força e poder dos Vingadores para a tentar travar.

Deixa-te envolver na senda de destruição da Lilith e dá o teu melhor com a ajuda dos Midnight Suns - Nico Minoru, Blade, Magik e Ghost Rider, os heróis Marvel cuja fonte do poder assenta precisamente no mundo sobrenatural neste jogo de estratégia.

Página do Marvel’s Midnight Suns na STEAM

9. Stellaris

Tipo de jogo: RTS | Fantasia
Estúdio: Paradox Development Studio

A galáxia é o pano de fundo para este jogo de estratégia em tempo real com a ação a começar em 2200. O objetivo é a dominação galáctica, indo além da temática medieval a que este estudio nos habituou, com grande destaque para a atmosfera do jogo.

Um autêntico marco para adeptos de ficção científica, exploração espacial e fantasia, com mecânicas familiares, mas uma boa dose de novidades e novos horizontes. O jogador está encarregue da conquista, gestão, investigação e criação de impérios.

O equilíbrio entre galáxias, construção de civilizações e conquista militar rumo à dominação e à utopia. Tens vários packs de expansão e DLCs à escolha, ampliando as possibilidades de jogo.

Página do Stellaris na STEAM

10. Gears Tactics

Tipo de jogo: Estratégia | Guerra | TBS
Estúdio: Splash Damage, The Coalition

O jogo perfeito para quem procura um título de estratégia com ação rápida baseada em turnos. O lançamento chega-nos de uma das mais aclamadas franquias de jogos - Gears of War. Envolvente, dinâmico, rápido, repleto de desafios e acção, é um bom jogo.

A ação coloca-nos numa situação desesperante para a humanidade que luta pela sobrevivência. Temos que recrutar uma equipa de especialistas e superar os objetivos que se apresentam com várias categorias de potenciais amigos e vários inimigos.

Página do Gears Tactics na STEAM

11. Hearts of Iron IV

Tipo de jogo: RTS | História
Estúdio: Paradox Development Studio

O quarto capítulo de Hearts of Iron é um dos melhores jogos sobre a segunda guerra mundial para PC. Épico e historicamente influenciado, o jogador pode escolher qualquer nação com a ação a começar em 1936 / 1939 e a acabar em 1948.

Comandando o exército da nação escolhida, o jogador tem total liberdade de gestão (macro e micro) dos três ramos das forças armadas. Há que cuidar da produção, bens de consumo e comércio com outras nações, além das relações diplomáticas.

Apresenta um mapa de jogo extremamente detalhado, com uma mecânica de jogo imensamente pormenorizada. É um dos melhores jogos de estratégia e planeamento puro, com vários packs de extras e DLCs a aprofundar ainda mais a gestão!

Página do Hearts of Iron IV na STEAM

12. Europa Universalis IV

Tipo de jogo: RTS | História
Estúdio: Paradox Development Studio

O quarto título da franquia Europa Universalis coloca o jogador encarregue dos destinos de uma nação a partir do final da Idade Média até ao início do século das luzes (1444 até 1821). Terás que administrar, colonizar e, quando necessário, guerrear.

Com um mapa interativo da Terra dividido nas diferentes províncias que compõem as nações, o jogador tem que cuidar do comércio, estabelecer relações diplomáticas, explorar recursos e controlar o bem-estar das populações sob a sua tutela.

Altamente envolvente, é um dos melhores jogos de estratégia para quem gosta da Idade Média, exércitos medievais e construção de impérios. Tem vários DLC's, expansões, packs e atualizações que podem ser adquiridos no pacote Empire.

Página do Europa Universalis IV na STEAM

13. Imperator: Rome

Tipo de jogo: RTS | História
Estúdio: Paradox Development Studio

Um dos mais recentes jogos de estratégia para PC ambientado no período Clássico foi bem recebido e tem melhorado consideravelmente a cada atualização. Prima pela grande estratégia e planeamento, com decisões em tempo real.

Estamos agora encarregues do destino de Roma, ou outra das 400 nações que o jogador pode escolher, começando no ano 304 antes de Cristo num mapa que vai da Península Ibérica até à Índia, com a jogabilidade a ser profunda e intrincada.

Podemos controlar táticas de batalha, tradições e costumes da população, tipos de governo e administração, além de lidar com revoltas e invasões. É um jogo desafiante, com novos conteúdos a chegar periodicamente, alguns gratuitos na Steam.

Página oficial do Imperator: Rome na Steam

14. StarCraft II: Wings of Liberty

Tipo de jogo: RTS | Fantasia
Estúdio: Blizzard Entertainment

Aclamado pela crítica como um dos melhores jogos RTS da última década, o StarCraft II alia a ficção científica à fantasia para nos dar um incrível jogo de estratégia militar. A ação decorre em torno de 3 espécies, Terrans (humanos), Protoss e Zerg.

Com batalhas intensas em tempo real com o personagem Jim Raynor a ser o protagonista. Terás que combater as demais espécies, além das intrigas humanas nesta produção épica que retrata um futuro beligerante e assustador.

A narrativa principal está dividida em três títulos, o Wings of Liberty, a expansão, Heart of the Swarm e o standalone Legacy of the Void. Mais recentemente, em 2016, foi lançado um pack com novos conteúdos, o StarCraft II: Nova Covert Ops.

Página oficial do StarCraft II

15. WarCraft III

Tipo de jogo: RTS | Fantasia
Estúdio: Blizzard Entertainment
PC Fraco

A franquia Warcraft tem vários dos melhores jogos de estratégia para PC, mas nenhum supera o Warcraft III: Reign of Chaos. É um dos lendários jogos antigos de estratégia e viria a dar origem ao marcante MMORPG, o World of Warcraft.

Mais recentemente a Blizzard Entertainment revisitou o título, dotando-o de gráficos atualizados e novas mecânicas de jogo online, algo que não foi bem acolhido junto da comunidade gamer. Ainda assim, continua a valer a pena descobrir esta franquia!

Além do referido Reign of Chaos recomendamos a antologia de Warcraft II, bem como a expansão Warcraft III: The Frozen Throne que acrescenta novas raças, unidades, construções e expande a história do universo Warcraft.

Página oficial do WarCraft

16. Age of Empires II

Tipo de jogo: RTS | História
Estúdio: Ensemble Studios | Hidden Path Entertainment
PC Fraco

O segundo jogo da franquia AoE viria a tornar-se no melhor jogo de estratégia, histórica, de sempre. O jogador tem à sua escolha o modo campanha e o mapa livre onde fica encarregue de comandar o destinos d uma civilização até à vitória.

A mecânica baseia-se na recolha de 4 recursos principais, com edifícios, unidades e tecnologias próprias. Há quatro "idades", da Idade das Trevas, Idade Feudal, Idade dos Castelos e Idade imperial, cobrindo assim mil anos de História.

A expansão The Conquerors introduziu o "Novo Mundo" ao original Age of Kings e, desde então, recebeu uma edição HD, um mod feito por fãs - The Forgotten - com ainda mais fações. Atualmente está disponível na Definitive Edition.

Página do Age of Empires II: DE na STEAM

17. Age of Mythology

Tipo de jogo: RTS | Fantasia
Estúdio: Ensemble Studios | 20th Century Fox
PC Fraco

O AoM é um spin-off do AoE, usando o seu motor de jogo, mas focado na mitologia e deuses antigos. O jogador tem à sua escolha três culturas - gregos, nórdicos e egípcios - cada qual com os seus deuses, construções, unidades e tecnologias caraterísticas.

A ação em tempo real assenta na recolha de 4 recursos principais, na construção da economia, edificações e plano militar. Mantém-se a ênfase na micro gestão, com 4 idades ou eras e a cada atualização desbloqueiam-se novos recursos e melhorias.

As condições de vitória assentam na conquista militar e destruição do inimigo. Mais recentemente o antigo jogo de estratégia recebeu uma versão ampliada com gráficos melhorados, modo de multi jogador e melhorias na IA.

Página do Age of Mythology: EE na STEAM

18. Total War: Shogun II

Tipo de jogo: RTS e TBS | História
Estúdio: The Creative Assembly

Japão, século XVI, um período especialmente conturbado na história do país, repleto de conflitos e senhores da guerra. Da franquia Total War surge um dos melhores jogos de estratégia para PC com mecânicas intrincadas e batalhas intensas em terra e mar.

O objetivo é dominar os outros clãs ou fações e espalhar o seu poder por todo o Japão. A versão normal tem 8 fações, mas vários DLCs vem expandir este valor, com mais profundidade e rigor histórico, mais unidades, diplomacia e também política.

O gameplay é profundo, com espaço para estratégia e para emoção com grande diversidade de paisagens. Recomendamos o Shogun 2 Collection com todos os DLCs, pacotes de unidades e atualizações lançadas desde 2011 para o jogo.

Página do Total War: Shogun 2 Collection na STEAM

19. Anno 1404

Tipo de jogo: RTS | História
Estúdio: The Creative Assembly

Também conhecido por Dawn of Discovery este jogo de estratégia para PC coloca-nos no século XV, nos domínios britânicos que precisam de fazer frente a uma intensa seca que trouxe fome à população. A solução reside na exploração de novos mundos.

O jogador precisa de produzir recursos, evoluir cidades e criar as infraestruturas necessárias para o crescimento da população e avanço da nação. A sequela, Anno 1701 também merece destaque, bem como o título Anno 2070, já futurista.

Tens a expansão "Venice" com mais edifícios, ilhas e elementos culturais da Renascença presentes. Recomendamos este jogo para PCs mais fracos, ao ser pouco exigente e muito barato na Steam.

Página do Anno 1404 na STEAM

20. Warhammer 40,000: Dawn of War

Tipo de jogo: RTS | Fantasia
Estúdio: THQ

O jogo de estratégia em tempo real é um dos melhores para PC fraco, sendo já pouco exigente, mas recheado de ação. Trata-se de um jogo de guerra, com planeamento militar, muitos combates e várias missões como a captura de localizações estratégicas.

Com 4 exércitos à escolha do jogador, tanto podemos optar pelo lado da humanidade com forças de elite e unidades que optaram pela anarquia. Tens uma raça de seres tecnologicamente avançados e ainda a opção de explorar os brutais Orks.

Há campanhas e intensas sessões de combate neste jogo antigo que recebeu três packs de expansão e duas sequelas. O Dawn of War II e Dawn of War III também merecem ser tidos em conta, aperfeiçoando este título.

Página do Warhammer 40,000: Dawn of War na STEAM

21. Company of Heroes 2

Tipo de jogo: RTS | História
Estúdio: Relic Entertainment

A sequela para um dos melhores jogos de estratégia sobre a segunda guerra mundial para PC e demais plataformas, expande a ação, revoluciona a qualidade gráfica e experiência do jogador. É uma experiência intensa e uma lição de História.

A União Soviética e a grande guerra patriótica são o foco da ação. Na pele de um soldado do Exército Vermelho vais participar em várias batalhas históricas, culminando na Batalha de Berlim que ditou o último capítulo da narrativa do III Reich.

Com mecânicas de jogo que continuam a entreter e surpreender, este é um jogo obrigatório se gostas de jogos de estratégia militar, continuando a ser um dos melhores jogos de guerra para PC. Recomendamos a Master Collection na Steam.

Página do Company of Heroes 2 na STEAM

Se o teu computador for antigo, tens o primeiro Company of Heroes, lançado em 2006 e é um dos melhores jogos de estratégia para PC fraco.

22. Total War: Rome II

Tipo de jogo: RTS e TBS | História
Estúdio: The Creative Assembly

O melhor jogo de estratégia para fãs da Antiguidade Clássica com poderosas legiões romanas, temíveis facões bárbaras, unidades únicas, 173 regiões que podes conquistar no grande mapa de campanha, ou épicas batalhas online em multi jogador.

A ação começa durante a República Romana em 273 A.C até ao auge o Império, com o jogo a durar 300, mas sem final cronometrado até que as condições de vitória sejam atingidas. Tens várias culturas à tua escolha e o desafio é imenso!

Assim que foi lançado o jogo recebeu más críticas, mas desde então melhorou imenso. Tens vários DLCs disponíveis e recomendamos a aquisição da Emperor Edition, com todo o conteúdo e atualizações lançadas desde 2013.

Página do Rome II - Emperor Edition na STEAM

Tens 3 sub-géneros de jogos de estratégia

1. TBS. Do inglês "turn-based strategy", a ação é dividida em turnos, sendo a mecânica mais comum. Cada jogador investe recursos, define movimentos e elabora estratégias durante a sua vez. Em seguida assiste aos demais jogadores, ou IA.

2. RTS. São jogos de estratégia em tempo real, do inglês real time strategy, em que a ação ocorre em tempo real, com o planeamento e construção sem pausa. São geralmente mais recheados de confrontos e de jogabilidade mais ágil e ritmo rápido.

3. RPG Tático. Do ingês "tactical role-playing games" agrega elementos de vários géneros, sendo popular em jogos de guerra, sobretudo durante o período da II Guerra Mundial, há planeamento, ação em equipa, estratégia e evolução dos personagens.

Outras listas de jogos que te podem interessar:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.