Jogos Asiáticos de 2022: eSports presente como evento oficial

Manuel Guedes
Manuel Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

O Conselho Olímpico da Ásia (OCA) decidiu que devido à incrível popularidade e crescimento dos desportos eletrónicos competitivos, estes iriam fazer parte dos Jogos Asiáticos de 2022, realizados em Hangzhou, como evento oficial, e por isso com direito a medalhas.

Vê ainda: HTC U: Apresentação confirmada para 16 de Maio

Numa fase inicial, nos jogos asiáticos de 2018 que vão ser realizados em Jakarta, a eSports vai estrear-se como desporto de demonstração, o que se revela um grande passo para que se torne num desporto olímpico como o futebol ou outra modalidade. Este passo só foi conseguido devido a uma parceria entre o representante comercial da eSports - Alibaba - e o OCA.

A eSports é muito familiar entre os gamers, sendo que para quem não conhece, esta basicamente organiza competições profissionais de desportos eletrónicos. Muitas pessoas não fazem ideia, mas esta indústria faz movimentar milhões de euros, havendo jogadores profissionais, que recebem milhares/centenas de euros. A maior parte das equipas profissionais dos jogos, vivem numa gaming-house, onde praticam diariamente o seu jogo e treinam em conjunto.

Atualmente, os jogos mais populares em competições profissionais são: League of Legends, DotA 2, StarCraft II e CS: GO. Porém, a única confirmação de jogo que estará presente na prova é o FIFA, sendo que os outros candidatos são LoL, DotA 2 e StarCraft 2.

Assiste aqui a um aftermovie de um torneio da eSports, de CS:GO, realizado em Colónia em 2015:

Esta é uma área que se está a tornar cada vez mais conhecida, devido também a uma crescente disponibilidade de plataformas de streaming de vídeo online, especialmente a Twitch.TV, que se tornaram centrais para as competições atuais. Vale a pena referir que isto não torna eSports numa modalidade Olímpica completa, pelo menos para já, mas trata-se de um passo importante para a possível inclusão.

Esta notícia é uma marca muito importante para os desportos eletrónicos, podendo torna-los naquilo a que muitos desportos ambicionam, e num curto espaço de tempo. Os eSports têm crescido mais rápido na Ásia do que nas outras regiões: analistas acreditam que as receitas possam subir até aos 696 milhões de dólares em 2017, sendo que 15% desse valor provém da China.

Outros assuntos relevantes:

Só 72 horas: descontos imperdíveis em tecnologia até 60%!

Wi-Fi nos estádios de futebol: Dragão já faz uso desta tecnologia

Sensor de impressões digitais do iPhone 8 volta a ser visto na sua traseira