Jogar PlayStation num Game Boy Advance é possível com este truque

Bruno Coelho
Comentar

Para muitos o Game Boy Advance é hoje uma consola portátil que deixa nostalgia, e que está provavelmente perdida numa das gavetas lá de casa. Para o youtuber Rodrigo Alfonso pode também ser uma boa fonte para jogar títulos da PlayStation com os utensílios certos.

Em dois vídeos bastante simples, o youtuber mostra como consegue jogar títulos da PlayStation em 3D num Game Boy Advance com 20 anos. Tudo isto recorrendo a um cartucho personalizado.

Jogos PlayStation no Game Boy Advance com auxílio de um Raspberry Pi 3

Este cartucho conta com um mini computador, o Raspberry Pi 3. É aí que está a correr o emulador RetroPie, e que também é feito o stream de vídeo que vai entrar através da porta Link da consola da Nintendo.

Como podes ver nos vídeos, é possível jogar títulos bem conhecidos como ‘Crash Bandicoot’ ou ‘Battletoads’. Tudo isto numa taxa de frames decente, embora com limitações.

Segundo se pode ler na publicação do youtuber feita no Gifhub, estás limitado a 1,6 Mbps bidirecionais. Além disso, o youtuber afirma que idealmente a resolução deve ser mantida nos 240 por 160 pixeis se estabilidade for uma prioridade para ti.

Sabe mais sobre PlayStation remota no Game Boy Advance

Esta não é uma tarefa ao alcance de todos, já que precisas do conhecimento para construir este cartucho e configurá-lo. Mas caso te sintas à vontade para isso, o youtuber dá-te muito informação através do link que partilhamos acima.

Para quem jogou alguns destes clássicos na PlayStation e tinha um Game Boy Advance, é com grande dose de nostalgia que vai olhar para estes vídeos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.