Entre a Jeep e a BYD, só na última semana foram lançados alertas para ‘recall’ de quase 300 mil veículos, devido à identificação de potenciais riscos de incêndio.
O motivo para a anunciada recolha assume contornos diferentes de acordo com o fabricante: no caso da Jeep o problema detetado afeta sobretudo os veículos híbridos vendidos no mercado americano; já a BYD pretende recolher dois modelos citadinos elétricos, vendidos não só na China como provavelmente disponibilizados também para o mercado internacional.
Wrangler 4xe e Grand Cherokee 4xe afetados
Os potenciais problemas detetados pela Jeep afetam os seus SUVs Wrangler 4xe e Grand Cherokee 4xe, ambos modelos híbridos equipados com um motor elétrico integrado na caixa de velocidades, alimentado por uma bateria de 17 Kwh.
A empresa vai chamar para inspeção cerca de 200 mil unidades de ambos os modelos, na sua maioria (154 mil) comercializados nos EUA. O InsideEVs refere que a Jeep identificou alguns modelos de 2020-2024 do Wrangler 4xe e de 2022-2024 do Grand Cherokee 4xe como os de potencial risco, embora esclareça que o eventual defeito apenas deva afetar 5% dessas unidades.
A mesma fonte avança que o alerta de 'recall’ foi lançado após a Jeep analisar dados de clientes e ter detetado a ocorrência de 13 incêndios, todos eles em carros estacionados e desligados. No entanto, as causas desses incêndios não foram ainda divulgadas pelo fabricante.
Responsáveis da Stellantis, que inclui a Jeep no seu portefólio de marcas, indicam que está ‘iminente’ a chegada de uma solução e que os clientes serão notificados para corrigir o defeito.
No entanto, mesmo indicando que o nível de risco é mínimo com a carga das baterias ‘esgotada’, o fabricante aconselha os proprietários a não carregarem a bateria e a estacionar os veículos longe de estruturas e outros veículos até surgir o ‘remédio’.
100 mil ‘top-sellers’ em risco
No caso da BYD o alerta de ‘recall’ abrange cerca de 100 mil unidades dos modelos Dolphin e Atto 3 (Yuan Plus na China) - dois dos modelos de VE mais vendidos nio mercado chinês -, devido a um potencial risco de incêndio gerado por um defeito na unidade eletrónica de controlo da direção.
Informações do Electrek indicam que o aviso lançado pela BYD abrange 87.762 unidades produzidas entre 4 de fevereiro de 2023 e 26 de dezembro de 2023, e outros 8.952 modelos fabricados entre 2 de novembro de 2022 e 19 de junho de 2023.
O fabricante não esclarece, para já, se o problema pode também afetar as unidades de destes modelos vendidas fora da China, avançando que os proprietários serão notificados para instalar novas unidades de controlo, por precaução.
A mesma fonte refere que esta é a maior campanha de recolha da BYD até agora, lembrando que em 2022 a marca lançou um 'recall' a 10 mil modelos híbridos Tang PHEV.