O mundo conhece Jason Momoa do mundo cinematográfico, mas o ator tem outras paixões fora do grande ecrã. Uma delas é a sua queda por carros clássicos, espelhada no seu Rolls-Royce Phantom 1929.
A sua última empreitada a envolver este carro clássico passou pela sua conversão num carro elétrico. Ou seja, o motor clássico deste carro deu lugar a um motor elétrico e a uma bateria.
Esta transformação não foi feita unicamente por Momoa. Na verdade, o ator socorreu-se da empresa Electrogenic, sediada em Oxford, para o desenvolvimento de uma solução personalizada que permitisse alcançar esse objetivo.
Este não foi o primeiro projeto da Electrogenic a envolver a conversão de um carro a combustão num elétrico. A empresa já desenvolveu transformações semelhantes com outros veículos, nomeadamente um Mini original ou um Porsche 911 964.
Rolls-Royce Phantom de Jason Momoa tem agora um motor elétrico de 201 cv
O projeto em causa resultou na transformação do motor original do Rolls-Royce Phantom, com uma caixa manual de 4 velocidades, num motor elétrico de transmissão contínua. O resultado é um motor com uma potência de 201 cv, suportado por uma bateria de 93 kWh e uma autonomia de aproximadamente 240 km.
Segundo a Electrogenic, este foi o seu projeto mais complexo até ao momento. Tudo porque Momoa quis preservar alguns dos elementos originais do seu Rolls-Royce, nomeadamente o sistema de lubrificação a óleo das juntas dos travões e suspensão.
Outro desafio prendeu-se com o facto de parte do sistema de travagem posicionar-se na carcaça da transmissão original do carro. A empresa teve ainda de recalibrar os travões do carro para funcionarem com o sistema de recuperação de energia implementado.
Como é hábito nos projetos desenvolvidos pela Electrogenic, a empresa britânica quis que esta transformação fosse reversível. Uma ideologia que se alinhou com o desejo de Jason Momoa de preservar o maior número de partes originais possível.
Se quiseres ficar a saber mais sobre a transformação do Rolls-Royce Phantom de Momoa, esta foi documentada na série "On the Roam". Esta encontra-se disponível na HBO Max e o episódio em causa é o sexto da primeira temporada chamado "The Phantom and the Electric Way". Os valores associados a esta transformação não foram divulgados.