Já viste tudo? Este "gato-ventoinha" de canecas prova-te que talvez não

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnologia continua a avançar e, por vezes, em caminhos que nunca antes imaginamos que fossem possíveis. Ao que tudo indica, foi criado um novo gato-robô que ajuda a arrefecer aquela chávena de café que está demasiado quente.

De acordo com a Tech Radar, a criação foi feita pela empresa Yukai Engineering, com origem no Japão. A grande apresentação desta nova tecnologia foi feita na Consumer Electronics Show (CES) 2025, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O que sabemos sobre este gato-robô?

Desde já, comecemos pelo nome: o gato-robô em questão foi apelidado de “Nékojita FuFu”. Segundo a empresa, pode ser considerado como um “parceiro pessoal de refeição”, que nasceu por causa das tonturas do criador em soprar a comida do filho. Para resolver esse problema, criou este gadget.

Gato-Ventoinha
Nékojita FuFu (crédito: Yukai - via Tech Radar)

O “Nékojita FuFu” tem uma espécie de ventilador interno e, para além de emitir ar frio, simula a respiração de um gato. Este é composto por diferentes modos de respiração que atuam de maneira aleatória, para tornar o seu funcionamento mais realista.

De momento, encontram-se listados os modos “The Princess”, para uma respiração mais suave, e “Look at That!” que atua de forma mais intensa. Ainda assim, a intensidade em cada modo vão aumentando gradualmente.

Como podes ver na imagem em cima, o gato dá a sensação de estar pendurado em cima da caneca e tem um orifício, por onde sai o ar. Numa fase inicial, consta que o gato-robô vai ser vendido apenas no Japão, por pouco mais de 20€.

Não é o único robô “fora da caixa” que a Yukai concebeu nos últimos tempos

Se olharmos para o historial de produtos da Yukai Engineering, é possível constatar que a aposta em gadgets fora do comum não é um ato isolado. Tomemos como exemplo o “Mirumi”, outro robot que foi apresentado na semana passada.

Este, supostamente, consegue enrolar-se na alça de uma bolsa e interagir com as pessoas, ao mexer a cabeça. Ainda que a utilidade prática seja mais difícil de encontrar no “Mirumi”, tem gerado atenção no público, pelo conceito em si.

Recorde-se, ainda, que, no ano passado, a Yukai criou o Amagami Ham Ham, um robot que simplesmente morde a ponta do dedo do utilizador. "Há dois modos de mordiscar e eu pude perceber que o cão alterna entre mordidas lentas e entusiasmadas. A Yukai acredita que essa sensação de mordiscar gentilmente é reconfortante” - explica Lance Ulanoff, do Tech Radar.

Dito isto, apenas resta esperar pela próxima tecnologia da Yukai, na certeza de que, à partida, seremos surpreendidos.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.