Nas últimas horas, muito se tem falado acerca da Robovan da Tesla. A carrinha robot da marca de Elon Musk surgiu no evento “We, Robot” da própria marca. A questão é que o nome do veículo em questão já existe.
Uma empresa da China já tinha criado um veículo com o mesmo nome
De acordo com a Business Insider, no ano de 2021, já uma empresa da China tinha criado um conceito com o mesmo nome. Na altura, a WeRide criou a “Robovan” que, aos olhos do próprio CEO, é um conceito ideal para transporte de passageiros e logística.
Nas palavras de Tony Han, trata-se de “um veículo de direção autónoma. Se colocar um assento, ele pode servir como um carro robotaxi. Se colocar um gabinete ali, ele é realmente um carro de logística".
Nesse sentido, o próprio achou interessante fazer as duas coisas em simultâneo. Mais uma vez, o problema é que, também na altura, não se tratava de um conceito novo. Isto porque, em 2017, a Starship Technologies, fundada na Estónia, também tinha registado uma marca comercial “Robovan”.
“Robovan” da Starship foi pensada para entregas. E a da Tesla?
Como refere a mesma fonte, a Starship terá sido criada pelos fundadores de Skype, Ahti Heinla e Janus Friis. Recorde-se que, um ano antes, em 2016, a empresa havia dito que tinha trabalhado com a Mercedes para criar uma “Robovan” que fizesse entregas.
Tal como é referido no vídeo em cima, "em vez de concluir a entrega porta a porta, as vans conduzem até locais pré-acordados para carregar e descarregar mercadorias e, então, despacham os robots na etapa final para entrega. Ao fazer a entrega ao cliente, os robôs encontrarão autonomamente o caminho de volta para a van para recarregar".
Quanto ao veículo que a Tesla acaba de anunciar, consta que o objetivo é "transportar até 20 pessoas e também transportar mercadorias", segundo Musk. Recorde-se que a pergunta que serviu de mote à apresentação da Robovan foi: "o que acontece se precisar de um veículo maior que um Model Y?".
Nesta fase, ainda não sabemos o preço da Tesla Robovan, nem há previsão de data de início de produção.