
A Xiaomi decidiu mostrar que não está para brincadeiras no segmento da fotografia móvel e partilhou novos dados sobre o sistema de câmaras do próximo topo de gama a ser apresentado a 25 de dezembro. E coloca todo o foco especificamente na lente telefoto periscópica.
O sensor de 200 MP, desenvolvido em colaboração com a Leica, apresenta um tamanho de 1/1.4 polegadas e promete cobrir distâncias focais equivalentes entre os 75mm e os 100mm. Esta capacidade técnica permite um zoom ótico contínuo entre 3x e 4.3x, o que coloca este sensor num patamar ideal para retratos e fotografia de média distância.
Imagens captadas pelo Xiaomi 17 Ultra impressionam
A marca publicou imagens comparativas lado a lado, captadas a 85mm, 90mm e 100mm, onde coloca o seu dispositivo contra dois concorrentes diretos que optou por não identificar, mas que facilmente se assumem como topos de gama atuais. Os resultados partilhados pela fabricante evidenciam a tecnologia de gama dinâmica ultra-elevada LOFIC.

Nas imagens de teste, o brilho e a reprodução de cores do novo modelo parecem consideravelmente mais consistentes do que nos rivais. Este avanço deverá ser um dos pontos fortes da Edição Leica do Xiaomi 17 Ultra, que reforça a aposta da marca na fotografia computacional já evidenciada nas gerações anteriores.
Retratos serão ponto forte do Xiaomi 17 Ultra
Para além das comparações diurnas, foram revelados retratos captados em condições de baixa luminosidade. Nestes cenários mais difíceis, a separação do sujeito em relação ao fundo mostra-se precisa, com pouco ou nenhum ruído visível e tons de pele que aparentam uma naturalidade acima da média.

Como revela o Gizmochina, a marca mencionou ainda um novo modo designado Red Carpet Camera, desenhado para dar um aspeto cinematográfico e mais polido aos retratos. Embora não tenha avançado com grandes detalhes técnicos sobre o funcionamento desta funcionalidade.

Vê aqui o comparativo e os retratos sem perda de qualidade
Estas imagens promocionais, devem sempre ser vistas como aquilo que são. Mas parecem indicar um salto qualitativo face à geração anterior. Teremos de aguardar para colocar estas promessas à prova num cenário real e compará-las com os resultados obtidos na nossa review do Xiaomi 15 Ultra.
O lançamento oficial na China acontece já no dia 25 de dezembro de 2025, esperando-se que a chegada ao mercado global e a Portugal ocorra nos primeiros meses do próximo ano.
