Como habitualmente, a Qualcomm vai lançar uma versão otimizada do seu chip topo de gama que já se sabe vai chamar-se Snapdragon 8 Gen 1 Plus.
E ao que tudo indica, mais uma vez a Motorola vai ultrapassar a Xiaomi e fazer chegar em primeiro lugar ao mercado o Motorola Frontier equipado com o novo chip.
Motorola deverá ser a primeira marca a colocar no mercado um smartphone com Snapdragon 8 Gen 1 Plus
É já uma tradição que a Qualcomm lance uma versão otimizada do seu mais recente chip de topo e este ano, ao que tudo indica, a marca irá cumprir o ritual e lançar o novo e melhorado Snapdragon 8 Gen 1 Plus no próximo mês de maio.
Sabemos já que várias marcas estão a preparar lançamentos com o novo chip da Qualcomm, mas aparentemente será a Motorola a disponibilizar no mercado o primeiro smartphone equipado com o novo chip da Qualcomm.
A confirmar-se a informação, a Motorola consegue, mais uma vez, ultrapassar a Xiaomi, colocando em primeiro lugar no mercado o seu terminal Frontier (este é o nome de código)que tem aos comandos o Snapdragon 8 Gen 1 Plus, logo em julho deste ano.
O novo chip da Qualcomm uso o processo de fabrico de 4 nm da TSMC, por essa razão espera-se que forneça um desempenho otimizado, assim como uma melhor eficiência energética. A frequência de GPU pode receber uma pequena atualização, mas a frequência de CPU irá manter-se nos 2,99 GHz.
É igualmente expectável que o novo chip tenha resolvido os problemas de sobreaquecimento do modelo anterior, mas alguns analistas acreditam que nem o processo de 4 nm poderá resolver a questão, uma vez que os chips da Qualcomm consomem muita energia.
Recorde-se que modelos como o Xiaomi 12 Ultra, Samsung Galaxy Z Fold 4 e Samsung Galaxy Z Flip 4 também podem chegar equipados com o novo Snapdragon 8 Gen 1 Plus.
Especificações esperadas no Motorola Frontier
Tal como já referimos, o Motorola Frontier pode ser o primeiro terminal no mercado equipado com o chip Snapdragon 8 Gen 1 Plus, mas será também o primeiro smartphone a exibir um sensor de 200 megapixéis.
Ao que tudo indica, a Motorola, sob o comando da Lenovo, quer revolucionar o segmento de smartphones, sendo a primeira a apresentar novas opções aos utilizadores.
Nesse sentido, o modelo vai chegar com uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 200 megapixéis com estabilização ótica de imagem, complementado por um sensor ultrawide de 50 megapixéis e um sensor telefoto de 12 megapixéis com zoom ótico de 2x. Na zona frontal estará uma câmara de 60 megapixéis.
Vai executar Android 12 e exibir um ecrã AMOLED de 6,67 polegadas com resolução Full HD+ com uma taxa de atualização de 144 Hz e certificação HDR+. Estará disponível nas variantes de 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno, 8 GB + 256 GB e ainda 12 GB de RAM e 256 GB de memória interna.
De resto, vai buscar a sua energia a uma bateria de 4.500 mAh com suporte para carregamento rápido de 125 watts e carregamento sem fios de 50 ou 30 watts. Se tudo correr como previsto, chega ao mercado chinês em julho deste ano.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Full-Color Laser Theater Projector é o novo gadget perfeito para a tua sala!
- Vivo: super smartphone dobrável revelado oficialmente
- OnePlus 10 Pro: preço na Europa descoberto antes do lançamento