
Esta terça-feira, dia 18 de novembro, ficou marcada por uma grande falha na Cloudfare, que fez com que vários sites e plataformas em todo o mundo fossem abaixo. A falha em questão também afetou Portugal e chegou a sites como a Lusa ou o Observador. Até a rede social X, antigo Twitter, esteve em baixo durante algum tempo.
Ora, perante o que aconteceu, eis que a Cloudfare já tem uma explicação para o sucedido. De acordo com a empresa norte-americana, a falha nos sites não foi por causa de um ataque cibernético massivo, como chegou a ser equacionado num primeiro momento. Antes pelo contrário, tratou-se de um erro "grave" numa atualização de software (via 9to5 Mac).
O que diz a Cloudflare?
Segundo a Cloudflare, a previsão inicial de que era um ataque informático teve a ver com o padrão observado. Ou seja, de 5 em 5 minutos, as conexões iam sendo interrompidas, voltavam, e assim sempre, de forma cíclica. O padrão parecia ser uma prova evidente de ataque de hackers, mas não foi esta a única evidência.
"Outro sintoma aparente que observamos fez-nos suspeitar de um possível ataque: a página de status do Cloudflare ficou fora do ar. Essa página é hospedada completamente fora da infraestrutura do Cloudflare, sem nenhuma dependência da plataforma" - diz a empresa. Felizmente, tudo foi uma coincidência.
Só depois é que a Cloudflare entendeu que se tratava de um problema de permissões. Eis a explicação oficial: "o problema foi desencadeado por uma alteração nas permissões de um dos nossos sistemas de banco de dados, que fez com que o banco de dados gerasse múltiplas entradas num "arquivo de recursos" usado pelo nosso sistema de gerenciamento de bots. Esse arquivo de recursos, por sua vez, dobrou de tamanho. O arquivo de recursos, maior do que o esperado, foi então propagado para todas as máquinas que compõem a nossa rede".
"O software em execução nessas máquinas para gerir o tráfego na nossa rede lê esse arquivo de recursos para manter o nosso sistema de gerenciamento de bots atualizado com as ameaças em constante evolução. O software tinha um limite de tamanho para o arquivo de recursos, que era inferior ao dobro do tamanho permitido. Isso causou a falha do software" - concluiu a empresa.
Naturalmente, foi uma situação que gerou bastante incómodo pelo mundo fora, com várias plataformas inativas por um período limitado de tempo. Consciente disso, a Cloudflare assumiu o erro "profundamente doloroso" e pediu desculpa pelo transtorno causado a milhões de pessoas em todo o mundo,
