Foi na passada semana, entre os dias 23 e 25 de maio, que decorreu o ECAR Show, na cidade de Lisboa. Neste evento onde os protagonistas foram os carros elétricos, híbridos e bicicletas, houve vários destaques.
Um deles teve a ver com a Jeep, uma das marcas que também marcou presença no evento. Como salientam os nossos colegas da Razão Automóvel, foram visto patos de borracha nos automóveis que a marca apresentou.
Mas porquê?
Segundo a mesma fonte de informação, para compreender a razão pela qual a Jeep usou patos de borracha, é preciso recuar até ao ano de 2020. Numa altura de plena pandemia, a história inicia-se no Canadá, por intermédio de Allison Parliament.
Esta é proprietária de um Jeep Wrangler e, supostamente, depois de um momento de bastante ansiedade e nervosismo, decidiu colocar no carro um… pato amarelo de borracha. A questão é que este foi deixado noutro Jeep Wrangler que não o de Allison.
Sem que nada o fizesse prever, este movimento ficou viral e tornou-se bastante conhecido em várias partes do mundo. Esta tentativa de dar alguma alegria a um momento complicado ficou tão popular que até ganhou um nome: “Jeep Ducking”.
Na prática, “Jeep Ducking” é o ato de colocar um pato de borracho noutro Jeep. Embora pareça uma simples brincadeira, o movimento tem sido visto como uma demonstração de amizade e de boa disposição perante a adversidade.
A homenagem da Jeep a Allison Parliament
Infelizmente, a autora deste movimento, com bastante reputação entre os fãs da Jeep, faleceu no ano de 2023. De maneira a homenagear o caráter simbólico do gesto de Allison, a Jeep tem feito perdurar o famoso pato de borracha.
Este gesto de amizade tem atravessado fronteiras e, para além de Portugal, tem sido visto também em várias partes do mundo. O ECAR Show, na capital do país, foi mais um exemplo disso mesmo.
Recorde-se que, no evento, a Jeep apresentou a nova geração de dois automóveis da marca: o Compass e o Avenger 4xe.